skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Dor no Cóccix – Coccidínia

Quais as causas de dor no cóccix?

Dor no Cóccix | Dr. Ricardo Teixeira - Ortopedia e Cirurgia da Coluna

O cóccix é formado por 3 a 5 vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, como uma peça única. Desse modo, a dor no cóccix, também chamada de coccidínia, se refere ao quadro doloroso de tal região.
É um problema cada vez mais comum em razão do tempo prolongado que passamos sentados na vida moderna. Suas principais causas são:

  • Instabilidade do cóccix: quando há sobrecarga de pressão no cóccix por longos períodos, as vértebras coccígeas perdem sua unidade e conformação habitual, gerando quadros de inflamação crônica. O principal exemplo deste caso, são os pacientes que permanecem assentados por longos períodos em posições inadequadas.
  • Fraturas do cóccix: o cóccix pode ser fraturado, principalmente após quedas sobre o mesmo. Eventualmente, o processo de consolidação óssea não ocorre de maneira adequada acarretando dores crônicas.

Os casos de esporão coccígeo, artrite coccígea, infecções ou mesmo tumores são a minoria dos casos.

Dor no Cóccix | Dr. Ricardo Teixeira - Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Como é realizado o diagnóstico de dor no cóccix?

A principal forma de se diagnosticar a coccidínia é através da avaliação médica adequada, após história clínica e exame físico detalhado. Desse modo, os exames de imagem são ferramentas complementares no diagnóstico dos subtipos de coccidínia e para a programação terapêutica.

Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.

Qual o tratamento da coccidínia?

O principal tratamento nos casos de dor no cóccix é a mudança comportamental. Desse modo, é imprescindível que os pacientes se sentem da maneira adequada e que evitem permanecer longos períodos nesta posição. Além disso, a utilização de almofadas ortopédicas retira o excesso de pressão sobre o cóccix e são importantes opções terapêuticas.

Dor no Cóccix | Dr. Ricardo Teixeira - Ortopedia e Cirurgia da Coluna

O uso de medicações (anti-inflamatórios e analgésicos) e a fisioterapia de reabilitação da musculatura do assoalho pélvico complementam as estratégias de tratamento clínico. Para os casos graves e refratários, é possível realizar infiltrações e até mesmo a cirurgia de retirada cirúrgica do cóccix (coccigectomia).

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Universidade de Stanford – Cuidados em saúde (https://www.stanfordhealthcare.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
Coccidinia – a dor no cóccix (Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America) (https://www.pmr.theclinics.com)

FAQ

O que pode ser dor no cóccix?

Quando o paciente apresenta dor na região final da coluna, é possível que o cóccix seja o responsável pelo quadro. As principais causas de dor no cóccix são inflamação, instabilidade e sequelas de fraturas ou traumas da região coccígea. São raros os casos de infecção ou tumores do cóccix.

O que fazer para aliviar a dor no cóccix?

A principal forma de tratamento e prevenção da coccidínia (dor no cóccix) é retirar a pressão sobre o cóccix. Isto pode ser feito ao sentar-se adequadamente, evitar permanecer sentado por longos períodos sobretudo em assentos rígidos e com o uso de almofadas especiais. A fisioterapia individualizada também é importantíssima na reabilitação de casos complexos. Infiltrações e cirurgias são indicadas em casos selecionados.

Qual o melhor remédio para a dor no cóccix?

Os medicamentos mais utilizados são os anti-inflamatórios, corticóides, relaxantes musculares e analgésicos. Se a dor no cóccix persistir por longos períodos, a síndrome da dor crônica pode se desenvolver e requerer tratamentos específicos.

Como aliviar a dor no cóccix na gravidez?

No período da gravidez, pela ação dos hormônios da gestação, os ligamentos se tornam mais flácidos e o cóccix pode evoluir com maior instabilidade. Assim, a chance de inflamação do cóccix aumenta consideravelmente justamente em um período de ganho de peso e restrição a medicamentos, como os anti-inflamatórios. Desse modo, o fortalecimento do assoalho pélvico e os cuidados posturais ao sentar-se são fundamentais. Também podem ser usados determinados tipos de analgésicos e anti-inflamatórios tópicos.

Este artigo tem 6 comentários

  1. Trabalho o dia todo sentado dirigindo carro , porém a dor vem mais quando ando de moto , 20 minutos na moto não consigo nem me mexer direito.
    Ex : sento na cama quando vou me levantar doi muito , ou quando vou descer da moto quando apoio Inpe no chão para fazer o movimento de descida , tbm doi muito. Pior q não cai para estar sentindo essa dor horrível, pode me dar um parecer doque pode ser ?

    1. Boa noite
      Estou com um incômodo muito grande na região do cóccix, fui dar uma parada brusca andando a cavalo, estava andando sem sela, consequentemente aconteceu um impacto com a região da cernelha do animal, osso mais protuberante, não senti nada imediatamente , mas após umas 5 horas comecei a sentir uma dor absurda, estou com muita dor ao sentar.
      O que será que aconteceu?

      1. Olá, Luiz, após um trauma, o mais indicado é que se faça exames de imagem para realizar o diagnóstico preciso. Saber se houve uma fratura, exemplo.
        Att

    2. Tiago, o ideal é passar por uma avaliação médica e realizar os exames para se chegar ao diagnóstico preciso e assim, indicar o melhor tratamento.

  2. Boa noite
    Li atentamente o diagnóstico
    E tenho isactame te estes sintomas
    Sou vendedor e ando muito de carro
    Já comprei uma almofada viscoilastica
    Quando estou sentado em cadeiras de madeira
    Muito tempo, tenho dores enormes
    Já fiz exames e não detectaram nada
    Estou a ficar sem paciência
    Por causa das dores insuportáveis

    Gostava de saber se posso ser operado
    Aguardo retorno
    Obrigado

    1. Caso o problema realmente seja “coccidínia” há diversos procedimentos para este fim. O ideal é passar em avaliação médica para saber se esta é uma possibilidade no caso do senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Pesquisar