skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Dor no Cóccix – Coccidínia

Quais as causas de dor no cóccix?

Dor no Cóccix | Dr. Ricardo Teixeira - Ortopedia e Cirurgia da Coluna

O cóccix é formado por 3 a 5 vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, como uma peça única. Desse modo, a dor no cóccix, também chamada de coccidínia, se refere ao quadro doloroso de tal região.
É um problema cada vez mais comum em razão do tempo prolongado que passamos sentados na vida moderna. Suas principais causas são:

  • Instabilidade do cóccix: quando há sobrecarga de pressão no cóccix por longos períodos, as vértebras coccígeas perdem sua unidade e conformação habitual, gerando quadros de inflamação crônica. O principal exemplo deste caso, são os pacientes que permanecem assentados por longos períodos em posições inadequadas.
  • Fraturas do cóccix: o cóccix pode ser fraturado, principalmente após quedas sobre o mesmo. Eventualmente, o processo de consolidação óssea não ocorre de maneira adequada acarretando dores crônicas.

Os casos de esporão coccígeo, artrite coccígea, infecções ou mesmo tumores são a minoria dos casos.

Dor no Cóccix | Dr. Ricardo Teixeira - Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Como é realizado o diagnóstico de dor no cóccix?

A principal forma de se diagnosticar a coccidínia é através da avaliação médica adequada, após história clínica e exame físico detalhado. Desse modo, os exames de imagem são ferramentas complementares no diagnóstico dos subtipos de coccidínia e para a programação terapêutica.

Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.

Qual o tratamento da coccidínia?

O principal tratamento nos casos de dor no cóccix é a mudança comportamental. Desse modo, é imprescindível que os pacientes se sentem da maneira adequada e que evitem permanecer longos períodos nesta posição. Além disso, a utilização de almofadas ortopédicas retira o excesso de pressão sobre o cóccix e são importantes opções terapêuticas.

Dor no Cóccix | Dr. Ricardo Teixeira - Ortopedia e Cirurgia da Coluna

O uso de medicações (anti-inflamatórios e analgésicos) e a fisioterapia de reabilitação da musculatura do assoalho pélvico complementam as estratégias de tratamento clínico. Para os casos graves e refratários, é possível realizar infiltrações e até mesmo a cirurgia de retirada cirúrgica do cóccix (coccigectomia).

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Universidade de Stanford – Cuidados em saúde (https://www.stanfordhealthcare.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
Coccidinia – a dor no cóccix (Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America) (https://www.pmr.theclinics.com)

FAQ

O que pode ser dor no cóccix?

Quando o paciente apresenta dor na região final da coluna, é possível que o cóccix seja o responsável pelo quadro. As principais causas de dor no cóccix são inflamação, instabilidade e sequelas de fraturas ou traumas da região coccígea. São raros os casos de infecção ou tumores do cóccix.

O que fazer para aliviar a dor no cóccix?

A principal forma de tratamento e prevenção da coccidínia (dor no cóccix) é retirar a pressão sobre o cóccix. Isto pode ser feito ao sentar-se adequadamente, evitar permanecer sentado por longos períodos sobretudo em assentos rígidos e com o uso de almofadas especiais. A fisioterapia individualizada também é importantíssima na reabilitação de casos complexos. Infiltrações e cirurgias são indicadas em casos selecionados.

Qual o melhor remédio para a dor no cóccix?

Os medicamentos mais utilizados são os anti-inflamatórios, corticóides, relaxantes musculares e analgésicos. Se a dor no cóccix persistir por longos períodos, a síndrome da dor crônica pode se desenvolver e requerer tratamentos específicos.

Como aliviar a dor no cóccix na gravidez?

No período da gravidez, pela ação dos hormônios da gestação, os ligamentos se tornam mais flácidos e o cóccix pode evoluir com maior instabilidade. Assim, a chance de inflamação do cóccix aumenta consideravelmente justamente em um período de ganho de peso e restrição a medicamentos, como os anti-inflamatórios. Desse modo, o fortalecimento do assoalho pélvico e os cuidados posturais ao sentar-se são fundamentais. Também podem ser usados determinados tipos de analgésicos e anti-inflamatórios tópicos.

Este artigo tem 44 comentários

  1. Fiquei muito dias trabalhando sentado em uma cadeira muito dura ate comecar sentir muita dor no coccix o estranhho que algumas vezes quando sento sinto alguma coisa se deslocando na regiao do coccix o que pode ser?

    1. Em alguns casos, o cóccix pode se tornar instável.
      Nestas condições, vale a pena fazer exames para se chegar ao diagnóstico específico.

  2. Olá, bom dia. Tenho sentido um incômodo na região do coccix, mas não sei se é especificamente no osso. Não sei qual especialista procurar. Por onde começaria?

    1. Olá, Ricardo, obrigado pelo contato.

      O médico mais indicado para iniciar sua avaliação é o ortopedista especialista em coluna.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  3. Olá boa noite!
    Hj escorreguei em ” câmara lenta “, o impacto não foi quase nenhum, mas cai sobre o cóccix, e sinto dor …
    Poderá ser só dorido? Após quantos dias se não melhorar deva pedir um raio-x á médica?
    Obrigada

    1. Olá, Carla, se a dor for muito forte ou persistente, é importante ser avaliada por um médico.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  4. Tenho 26 anos e desde a adolescência de tempos em tempos sinto dores insuportáveis no cóccix ficando sem posição enquanto estou sentada e mais intensidade na dor ao me levantar, porém as dores passavam em alguns dias. Eu trabalho sentada 8hrs por dia e desta vez a dor está durando mais de 2 meses. Fui ao ortopedista e ele disse que o disco entre o sacro e o cóccix normalmente se desgasta fazendo com que os ossos se unam com o passar do tempo, e no meu caso isso não aconteceu, e isso é o que causa a inflamação. Me passou Bicerto para tomar durante alguns dias mas não adiantou, as dores persistem. Pesquisei e não achei nada específico sobre isso.

  5. Boa noite , vendo aqui sua página comentários sobre o cóccix, sinto umas dores já fui proctologista fiz tratamento de hemorróidas internas,
    Disse está tudo bem, mas a dor continua, vou procurar um clínico e pedir um Raio X do cóccix , pq uns 3 anos atrás cai de moto, talvez trincou. .

  6. Fraturei o cóccix em um acidente de moto, no início senti muito dor, mais com o passar do tempo só sentia dor ao sentar ou ao levantar. Ontem caí na beira da piscina e hoje acordei com uma dor insuportável no cóccix, mal contigo levantar da cama. Nenhum remédio que tomei ajudou a melhorar a dor, indica algum?

    1. Oi, Nicolly, obrigado pelo contado.
      O ideal é que você seja avaliada de forma detalhada e com exames.
      Com o diagnóstico adequado, é possível alinhar o melhor tratamento no seu caso.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  7. Eu cai sentada no chão, sou gordinha.. consigo andar normalmente mais quando eu sento dói muito e quando eu vou levantar é pior sinto uma dor horrível.

    1. Olá, obrigado pelo contato.

      Nestas condições, o ideal é que seja feito um exame para se chegar a um diagnóstico.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  8. Olá me chamo Nathalia

    Tenho dores constantes no cóccix passei no ortopedista com os exames ele me informou que tenho coccidínia, pediu apenas para fazer o exercício de contração para fortalecer o músculo, mesmo a minha dor sendo muito intensa e sinto que “desce para as pernas”

    1. Olá, Nathalia, caso a dor esteja irradiando para as pernas é importante que se investigue mais.
      As dores no cóccix, dificilmente irradiam para os membros inferiores.
      É ideal que você compartilhe essas informações com seu médico.

        1. Olá, Daniela.
          Caso elas esteja irradiando para as pernas, é importante afastar o diagnóstico de dor ciática.
          Vale a pena fazer ressonância magnética da coluna lombar e sacro-coccígea.

  9. Bom dia. Tenho 67anos, e cai (escorreguei) a lavar a sala, e bati com o coxis no chão, (não é a primeira vez que caio), mas agora sinto dor ao sentar… Pois é meu trabalho estar sentada! Que fazer? Não fui ao médico, nem fiz rx…
    Tenho problema de ossos, etc.
    Obrigada

    1. Olá, Dona Maria, obrigado pelo contato.

      Em casos de queda e dor persistente, é ideal que seja avaliada por um médico e que sejam realizados exames de imagem para se chegar ao diagnóstico preciso.

      Att

  10. Boa noite eu cair tem 30 dias cair sentada e machuquei o Cross fiz uma rx e não deu pra vê nada já tomei os medicamentos e a dor continua, todos dizem que não melhorar mais e verdade

    1. Olá, Suellen, obrigado pelo contato.
      A dor do cóccix pode melhorar sim, principalmente com o tratamento adequado.
      Para isso, o diagnóstico adequado deve ser realizado.

      Atenciosamente

  11. Bom dia!
    Dr cai de uma altura de costas praticamente sentada.
    Hoje está fazendo 4 dias na radiografia acusou fratura de cóccix.
    A dor no cóccix ao sentar na almofada é suportável porem ao ficar em pé tenho dor na lombar isso é normal ou lesionei outras vértebras?
    O meu medo é que esteja com lesão grave na lombar.
    Estou mexendo a perna, consigo andar, levantar com apoio, a dor depois de ficar em pé é terrível.

    1. Olá, Ana Paula, obrigado pelo contato.

      O ideal é que seja avaliada também a lombar para termos certeza do que ocorreu nas duas regiões.
      Os problemas de cóccix, em geral, não dão dor lombar.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  12. Dr., meu filho de 12 anos teve uma queda e fraturou o cóccix em agosto do ano passado, e até hoje sente muita dor quando passa muito tempo sentado. Ele costuma usar a almofada ortopédica. Como já fazem 6 meses, já não deveria ter melhorado?

    1. Olá, Renata, boa tarde, o ideal é avaliá-lo e repetir os exames. Constatar se há instabilidade no cóccix e atual condição do cóccix dele.

  13. Acordei com a região bem doloridas.
    Horas depois quando fui me levantar da cadeira gritei de tanta dor, ao sentar e deitar também.. Agora tou sentindo também como se fosse uma câimbra longa no local. Tá doendo bastante!
    Tou tomando um remédio e o efeito não tá durando nem 4h a dor volta, é absurda. Eu choro!

    1. Tenho uma dor terrível no final da coluna,quando era pequena cai de bumbum no chão lembro que doeu muito.hoje essa dor me incomoda demais,tem dias que sento e para levantar e uma dor aguda.devo procurar um ortopedista??

      1. Olá, obrigado pelo contato.

        Sim, dores persistentes sempre devem ser investigadas e tratadas.

        Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
        Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

        1. Ultimamente estou sentindo desconforto nessa parte osso próximo ao ânus sempre andei de bike e nunca tinha sentido agora parece está inflamado incomoda até pra lavar do lado esquerdo, estou evitando andar de bike

    1. Olá, Amarildo, o mais adequado é passar em consulta para que o diagnóstico específico seja feito e direcionado o melhor tratamento após realização de exames.
      Estamos à disposição em São Paulo capital ou por teleconsulta.

  14. ACIDENTE. PORTÃO ELETRONICO DESCARRILOU. FUI COLOCAR NO LUGAR. SENTI UM ESTALO NO FINAL DA COLUNA. ISSO FAZ 15 DIAS; NÃO ESTOU CONSEGUINDO. GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO, PROCURE SEU MEDICO NÃO SERÁ RESPOSTA CERTA. EU COMO 200 MILHÕES . NÃO TEMOS MEDICOS NEM DINHEIRO

  15. Dr aos 12 anos fui fazer uma abdominal (imitando a moça da tv) e quando subi o corpo senti uma dor insuportável e um crack como se o osso tivesse quebrado, não consegui me levantar por uns 10 minutos. Porém como estava só em casa e sendo criança quando a dor passou não levei a sério e nem fiz questão de comentar com a minha mãe. Agora com 25 vejo que o meu coccix entortou, como se ele tivesse crescido pro lado da nádega, e isso me faz sentir uma dor insuportável, é nítido que ele está no local errado, será caso de cirurgia ou talvez haja tratamento de outra forma ?

    1. O tratamento inicial é o clínico, podemos fazer ainda infiltração.
      Em casos de permanência da dor, pode-se ser pensado em cirurgia.
      O ideal é que vc seja examinada e acompanhada por um especialista na área.

  16. Trabalho o dia todo sentado dirigindo carro , porém a dor vem mais quando ando de moto , 20 minutos na moto não consigo nem me mexer direito.
    Ex : sento na cama quando vou me levantar doi muito , ou quando vou descer da moto quando apoio Inpe no chão para fazer o movimento de descida , tbm doi muito. Pior q não cai para estar sentindo essa dor horrível, pode me dar um parecer doque pode ser ?

    1. Boa noite
      Estou com um incômodo muito grande na região do cóccix, fui dar uma parada brusca andando a cavalo, estava andando sem sela, consequentemente aconteceu um impacto com a região da cernelha do animal, osso mais protuberante, não senti nada imediatamente , mas após umas 5 horas comecei a sentir uma dor absurda, estou com muita dor ao sentar.
      O que será que aconteceu?

      1. Olá, Luiz, após um trauma, o mais indicado é que se faça exames de imagem para realizar o diagnóstico preciso. Saber se houve uma fratura, exemplo.
        Att

        1. Tenho dores ,quando estou sentada dói ,para levantar dói, já tomei anti-inflamatório passou quanto estava tomando o remédio , essa dor vai e volta .

    2. Tiago, o ideal é passar por uma avaliação médica e realizar os exames para se chegar ao diagnóstico preciso e assim, indicar o melhor tratamento.

  17. Boa noite
    Li atentamente o diagnóstico
    E tenho isactame te estes sintomas
    Sou vendedor e ando muito de carro
    Já comprei uma almofada viscoilastica
    Quando estou sentado em cadeiras de madeira
    Muito tempo, tenho dores enormes
    Já fiz exames e não detectaram nada
    Estou a ficar sem paciência
    Por causa das dores insuportáveis

    Gostava de saber se posso ser operado
    Aguardo retorno
    Obrigado

    1. Caso o problema realmente seja “coccidínia” há diversos procedimentos para este fim. O ideal é passar em avaliação médica para saber se esta é uma possibilidade no caso do senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
×Close search
Pesquisar