skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Pedículos Curtos

Pedículos curtos, ou pedículos constitucionalmente curtos, se referem a um quadro de estreitamento do canal vertebral. O segmento da vértebra que é curto, gerando o estreitamento, chama-se pedículo. Este estreitamento é constitucional, ou seja, é uma característica desta pessoa desde…

Leia Mais
Espondilolise Ou Lise Dos Istmos | Dr. Ricardo Teixeira

Espondilólise ou Lise dos Istmos

O termo espondilólise, também conhecido como lise dos istmos, se refere a uma falha estrutural ou lesão por stress da coluna vertebral adquirida na infância ou adolescência. Dessa maneira, há uma descontinuidade entra a parte detrás da coluna e a…

Leia Mais
Espondiloartropatia Ou Espondilodiscopatia

Espondiloartropatia ou espondilodiscopatia

A espondiloartropatia, ou também chamada de espondilodiscopatia, se refere à degeneração (desgaste) da coluna. Assim, a espondiloartropatia é uma entidade que acomete sobretudo pacientes de idade avançada e que sobrecarregaram a coluna ao longo da vida. Portanto, a espondilodiscopatia tem…

Leia Mais
Espondilodiscoartrose Ou Espondiloartrose | Dr. Ricardo Teixeira

Espondilodiscoartrose ou espondiloartrose

A espondilodiscoartrose, ou também conhecida com espondiloartrose, se refere ao desgaste dos elementos da coluna vertebral. Desta maneira, a espondilodiscoartrose é uma condição que afeta principalmente pacientes de maior idade e que sobrecarregam a coluna vertebral. Assim sendo, a espondiloartrose…

Leia Mais

Estenose Lombar

A estenose lombar se refere à compressão da medula ou dos nervos (cauda equina) em razão de um canal vertebral apertado/estreito (Figura 1). A saber, o canal vertebral é o espaço interno da vértebra por onde passam as estruturas neurológicas…

Leia Mais
Lipomatose Epidural | Dr. Ricardo Teixeira

Lipomatose epidural

A lipomatose epidural é uma condição pouco comum na qual há um depósito anômalo de tecido adiposo (gordura) no canal vertebral. Desta forma, este processo pode levar à compressão das estruturas neurológicas (medula espinhal e nervos). O diagnóstico e acompanhamento…

Leia Mais
Hérnia De Disco | Dr. Ricardo Teixeira

Hérnia de Disco Lombar

A hérnia de disco lombar consiste na extrusão (extravasamento) do conteúdo do disco intervertebral além da sua localização habitual. Dessa maneira, a hérnia de disco lombar pode gerar compressão de estruturas importantes da coluna vertebral, como a medula espinhal e…

Leia Mais

Estenose Foraminal – Redução da Amplitude Foraminal

A estenose foraminal ou a redução da amplitude foraminal se refere ao estreitamento dos túneis ósseos por onde os nervos saem da coluna vertebral em direção aos membros. Desta maneira, os principais sintomas deste quadro são a dor cervical ou…

Leia Mais

Hiperostose Esquelética Idiopática Difusa (DISH)

A Hiperostose Esquelética Idiopática Difusa, DISH como é chamada, é uma desordem de ossificação da coluna vertebral, sendo outros exemplos importantes, a espondilite anquilosante e o estágio final da espondilose (desgaste da coluna). Ela acomete principalmente pacientes do sexo masculino,…

Leia Mais
Lipossubstituição Da Coluna | Dr. Ricardo Teixeira

Lipossubstituição da coluna

A lipossubstituição da coluna se refere ao processo de substituição da musculatura que envolve a coluna por tecido gorduroso. No entanto, é importante entender a lipossubstituição como uma das partes de um complexo processo de degeneração da coluna lombar e…

Leia Mais
Back To Top
×Close search
Pesquisar