A discopatia degenerativa, também conhecida como Doença Degenerativa Discal, é uma condição comum que ocorre…
Hérnia de Disco Cervical
Os discos intervertebrais se situam entre as vértebras e têm o papel de amortecimento e estabilização da coluna vertebral. Em contrapartida, a hérnia de disco cervical se refere à saída do conteúdo deste disco do seu local de origem, processo também chamado de extrusão discal.
Dessa forma, é possível que as hérnias de disco cervicais comprimam as estruturas neurológicas ao seu redor.

Quais as principais causas?
A causa das hérnias de disco cervicais é multifatorial, ou seja, é comum encontrarmos mais de um fator de risco. Os principais fatores associados são:
- Má postura
- Tabagismo
- Fatores Genéticos
- Sobrecarga / peso
- Traumas
Quais os principais sintomas?
Os sintomas são particulares a cada indivíduo e são determinados pela localização e volume da hérnia de disco. Assim sendo, podemos ter 3 principais grupos de sintomas: radiculopatia, mielopatia e dor axial.
Radiculopatia
A radiculopatia se refere a compressão das raízes nervosas (nervos) que saem da coluna cervical em direção aos membros superiores. Portanto, o paciente pode sentir uma dor na nuca irradiando por todo seu braço e até sua mão (cervicobraquialgia). Também pode sentir formigamento, perda de força, choques e diminuição da sensibilidade nestas regiões.
Mielopatia
A mielopatia consiste na lesão da medula espinhal por uma hérnia de disco. Uma vez que é nessa região que se dá a conexão neurológica entre o crânio e o restante do corpo podemos ter sintomas globais.
Os pacientes com mielopatia podem apresentar dor, fraqueza e alteração de sensibilidade nos quatro membros e também no tronco. Além disso, é possível observar alterações de equilíbrio, reflexos patológicos e alterações esfincterianas.
Dor axial
A própria lesão e a degeneração do disco intervertebral já são fontes de dor cervical. Além disso, a perda da capacidade de amortecimento e estabilização da coluna pela lesão do disco intervertebral sobrecarregam as articulações vertebrais e predispõem a lesões musculares e ligamentares da coluna cervical.

Qual o melhor tratamento da hérnia de disco cervical?
O tratamento das hérnias cervicais depende da condição clínica de cada paciente. Os pacientes com sintomas leves, recentes e sem perda de força são melhor tratados de forma clínica. O tratamento clínico consiste principalmente em fisioterapia, RPG, medicações e acupuntura.
Os pacientes com sintomas refratários ao tratamento clínico, dor de intensidade muito alta ou perda de força são fortes candidatos ao tratamento cirúrgico. As principais técnicas cirúrgicas são as infiltrações, descompressões minimamente invasivas e as cirurgias de substituição do disco intervertebral por um material cirúrgico (cage de disco ou prótese de disco).
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.
Fonte:
Universidade da Flórida (https://neurosurgery.ufl.edu)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
AO SPINE (https://aospine.aofoundation.org)
FAQ
Quando operar a hérnia de disco cervical?
As indicações para cirurgia de hérnia de disco cervical são déficit neurológico, perda de força nos membros, lesão da raiz nervosa, lesão medular e dor refratária com falha do tratamento clínico
Quais os riscos de uma cirurgia de hérnia de disco cervical?
A cirurgia de hérnia de disco cervical é bastante segura com índice de complicação abaixo de 3%. Os principais riscos associados são as complicações anestésicas, perda sanguínea, alterações neurológicas (motoras e sensitivas) e infecção.
Qual o melhor exercício para hérnia de disco cervical?
Após a avaliação especializada, quando possível, é iniciada fisioterapia objetivando fortalecimento e alongamento dos paravertebrais cervicais, liberação miofascial e terapias anti-inflamatórias (TENS e ultrasson, por exemplo).
Quando a hérnia de disco cervical é grave?
A maior gravidade da hérnia de disco cervical é quando ela gera danos neurológicos permanentes, como perda de força nos braços e pernas, perda da sensibilidade tátil, dor limitante, perda de equilíbrio e perda do controle urinário e intestinal.
Boa tarde Dr. qual a sua opinião /aconselhamento ao tratamento por Nucleoplastia por fibra ótica, ou nucleoplastia por coablação a uma hernia c5/c6.
Olá, em minha opinião, ou devemos focar na fisioterapia, ou se não melhorar, resolver com uma cirurgia.
Boa tarde, descobri agora que tenho espondiloartrose incipiente e extrusão discal póstero-lateral direita com componente foraminal em C5 e C6.
vou começar a fazer fisioterapia, mas não consigo erguer uma garrafa de café com o braço reto isso é consequencia da hérnia?
Olá, se estiver perdendo força, precisa fazer um exame chamado eletroneuromiografia dos membros superiores.
Se for agudo, precisa ser avaliado por um especialista em coluna.
Bom dia! A hérnia de disco cervical pode causar paralisia facial?
Eu sinto muitas dores nas regiaõ dos ombros pro pescoço e costas, no entanto, de uma semana pra cá, começou a doer meu maxilar quando movimento, o ouvido parece q está emtupido. To muito preocuda, pq já tive paralisia facial na adolescência. Desde já, agradeço a atençao!
Olá, Cristiane, não, a hérnia de disco cervical não dá paralisia facial e nem sintomas nos ouvidos.
Deve ser avaliada a articulação temperomandibular também, além da coluna cervical.
Dr. Quando feito o tratamento de artrose cervical e hérnia de disco e os resultados forem positivos, vou deixar de sentir dor e minha vida pode voltar ao normal? Vou poder voltar a fazer musculação e voltar as minhas atividades do dia a dia?
Olá, sim, Patrícia, em geral fazer o tratamento resulta me melhora dos sintomas e retorno às atividades habituais. Se mantiver dor, pode ser pensado em um medicamento crônico ou mesmo a cirurgia.
Dr boa noite?
Alguns anos fiz uma cirurgia da coluna cervical.
Emplantaram um cage. Porém a ernia apareceu de novo. Existe a possibilidade de ficar paraplégico?
Olá, Paulo, é possível sim ter déficit neurológico (perda de força e sensibilidade) com a presença de hérnia de disco, seja ela nova ou recidivada (que apareceu de novo)
Ola, tenho dores fortes e aguda embaixo do trapézio esquerdo ,com a lado esquerdo inchado, e todo dolorido, ombro braço pescoço,punho, estou tomando a 3 meloxicam e alivia a dor intensa mais ainda me incomoda muito , fui no ortopedista a 2 meses fiz uma tomografia e ele disse que nem o desvio que eu sempre tive não apareceu, será que fizeram o exame errado? Como aliar totalmente essa dor?
Olá, Talita, o ideal é fazer uma avlaiação completa com médico especialista.
Nos casos de suspeita de hérnia de disco, o melhor exame é a ressonancia da coluna cervical.
Outro exame que pode ajudar no diagnóstico de sintomas irradiando para os braços, é a eletroneuromiografia.
Olá , tenho 33 anos e tive filho aos 23 , ou seja , sinto dores a 10’anos diariamente , intensas ao ponto da meus braços ficarem gelados e não senti-los e uma dor que vai até os dedos … minha vida parou , não consigo ficar em nada e muito menos sentar e conversar com alguém . Já fui em médicos mais todos disseram que a infiltração iria amenizar , ( mascarar a dor ) … teria algo que poderia ser feito mais definitivo? Ps: a dor ameniza quando vou a um quiroprático , mais no dia seguinte volta 🙁
Olá, Ane, é necessário entender seus sintomas e avaliar o resultado dos exames para ser proposto o melhor tratamento para o o seu caso.
Bom dia, Dr.Ricardo. Faz quase dois anos que venho sofrendo com dores na cervical realizei uma consulta e o médico solicitou uma tomografia da cervical e uma ressonância constatou que se tratava de uma artrose , o ortopedista me medicou com vitaminas etc. e comecei a realizar fisioterapia e acupuntura sinto dificuldade mexer e de equilibrar o meu pescoço no momento da minha caminhada dentro de casa dormência no braço e nos dedos das duas mãos, choque pelo corpo, fraqueza nas pernas ando cambaleando pela casa e quando vou ao banheiro não tenho liberdade de vestir a minha roupas. Gostaria de saber como faço Dr. Ricardo.
Olá, Luis, o principal é saber se há alguma compressão de nervos ou da medula na região cervical.
Nos casos de compressão das estruturas neurológicas e sintomas de perda de força, equilíbrio e sensibilidade pode ser necessária uma cirurgia.
O ideal é que o senhor seja avaliado clinicamente e os exames estudados para se chegar a melhor conclusão.
Att
Boa noite Dr.. sinto muita dor na nuca, pescoço e toda região dos braços e costas.
Fiz uma ressonância e deu Espondilodiscopatia degenerativa cervical evidentes na C5 e C6.
Abaulamento discal difuso na c5 e 6 que impressiona a face anterior da medula espinhal e comprime a raiz nervosa ventral direita. Protrusao discal posterior difusa em c4 e 5 que comprime a face ventríloquo do saco dura, toca a face anterior da medula espinhal.
Estou tomando medicamentos e as dores continuam.
Sinto dificuldades em elevar os braços acima da cabeça por muito tempo .
E não sei se tem algo a ver… mas quando sinto dores fortes no pescoço e nuca meus pés e mãos queimam e formigam. É normal ou isso não tem nada ligado ao que passei?
Olá, Adriana, as alterações cervicais podem levar a sintomas nos braços, pernas e pés.
Pelo seu laudo, há compressão dos nervos e medula na cervical.
Existe sim a possiblidade dos sintomas estarem vindo da cervical, o ideal é passar com um especialista em coluna para se ter essa certeza.
Att
Ola :
Dr Ricardo sinto fortes dores na servical , ultimamente as dores pioraram com crises constantes.
Nas ultimas crises sinto dores na cervical , ombros e sensaçao de peso nos braćos e formigamento / dormensa nas maos .
O que pode ser .?
Olá, Francisco, uma avaliação médica e exames de imagem ajudam a comprovar o diagnóstico.
Um diagnóstico possível é hérnia de disco cervical ou mesmo a estenose cervical (estreitamento dos túneis dos nervos e medula na coluna). https://andrecruzpiovesan.wpcomstaging.com/estenose-cervical/
Sugiro que seja avaliado por um médico especialista em coluna.
Uma ressonância magnética da coluna cervical e um exame chamado eletroneuromiografia dos membros superiores podem ajudar neste diagnóstico.
Olá bom dia desde terça feira levantei sem poder mexer o pescoço dor no braço
Quando foi quarta começou dores atrás das costas pouco a baixo do ombro e dores nas pernas..
Esperei por achei que fosse só um mau jeito mas agora eu sinto fraqueza nas pernas e no braço me dói muito a nuca o pescoço cabeça e as costas… O que poderia ser?
Olá, Veridiane, com estes sintomas, a hérnia de disco cervical e a estenose cervical (https://andrecruzpiovesan.wpcomstaging.com/estenose-cervical/) são diagósticos possíveis.
Também devem ser avaliados diagnósticos cranianos.
O mais adequado é ser avaliada por um especialista em coluna pois são sintomas muito importantes.
Tive um acidente de carro em que fui abalroado por um veículo pesado e onde o meu carro foi projetado e como resultado disso fiquei com os processos espinhoso da C6 e da C7 completamente partidos em pedacinhos, fiquei com a medula cheia de sangue pisado e com a D1 ligeiramente lascada, duas costela partidas e fiquei ligeiramente com menos força na mão esquerda. Será que os processos espinhoso alguma vez vão – se ligar como se não tivessem sido partidos, tendo em conta que de acordo com o neuro cirurgião que me acompanha, uma parte de um processo espinhoso saiu do lugar e está cravado nas costas.
Olá, obrigaddo pelo contato.
Para dar um parecer é necessário avaliar os exames e sua condição clínica.
Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA
Dr.Ja daz mais de 5 anos que fui diagnosticada com e hérnias de disco ba cervical, desde então já fiz tratamentos como fisioterapia, acupuntura e vivo tomando analgésicos e anti-inflamatórios as vezes passam as dores mas depois de um tempo as dores voltam.Todis os médicos qye fui disseram que possibilidade de uma cirurgia está muito longe mas não suporto mais viver com essas dores uma infiltração melhoraria?
Olá, Rosana, obrigado pelo contato.
A infiltração é uma opção em casos de dores cervicais e dores por hérnias de disco. Para se ter certeza a esse respeito, o ideal é que você passe por uma avaliação médica detalhada e que exames recentes sejam avaliados.
Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA
Dr Ricardo como faço pra fazermos uma consulta online?
Olá, Luciana, obrigado pelo contato
Telefone de contato: 11 32846672
Whatsapp: 11 93432-9476
Boa noite eu tenho vários problemas na coluna lombar que me afecta as pernas e brilha. A 1 mês estou a fazer crise cervical. Estou a tomar metramizol relaxantes. É faço fisioterapia no qual não vejo melhoras Depois do resultado da ressonância. Que deu hérnia discal cervical que afecta medula e lado direito. Mas eu tenho dificuldade em levantar braços. Uma queimação é dor persistente no meu pescoço nem com tratamento fico melhor. Foi pedido consulta de neurocirurgião diz que tem que operar. Estou receosa. Queria ter mais qualidade de vida. Agora fiquei de baixa repouso. Gostaria de saber opinião se operada fico melhor?
Olá, Dulce, quando há hérnia de disco e compressão dos nervos ou medula e sintomas compatíveis, a cirurgia pode ajudar bastante em melhorar os sintomas.
Converse com o médico da senhora se o diagnóstico de hérnia de disco é de fato o causador dos sintomas e a expectativa de melhora após o procedimento, isso vai ajudar a senhora a decidir em optar ou não pela cirurgia.
Apresentei recentemente, dores fortes nas costas, irradiando para cervical. Hj me apresento com dores constantes para cervical e braço. Já fiz a ressonância.
Atinge o nervo e a dor vai para o braço.
O que pode fazer???
Os tratamentos mais indicados nestes casos são o tratamento clínico com medicações e fisioterapia e em alguns casos específicos, a cirurgia.
Uma avaliação detalhada permite a melhor escolha de contuda.
Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
Boa tarde Sr. Doutor depois de 6meses de cirurgia a hérnia cervical volumosa. Correu bem mas as melhoras são poucas já fiz 40 sessões de fisioterapia fiz descanso agora vou começar novamente com fisioterapia. Continuo de baixa por não puder exercer as minhas funções diárias. De noite sinto muitas vezes parilisia na mão esquerda queimação ombros e ossos do pescoço mais do lado esquerdo. Fiz eletromiografia braço esquerdo. Diz que está em sofrimento radicular cervical. O neurocirurgião que me operou diz que já é problema antigo como tenho vários problemas. Artrose espondilose cervical Gia etc. Não sei o que fazer estando a desanimar. Se faço algum esforço as dores são imensas.
Olá, Dona Dulce, sugiro repetir a ressonancia e a tomografia para certificar se houve a descompressão completa com a cirurgia.
Em caso de ainda haver compressão, pode ser necessária nova cirurgia.
Att
Já fiz 2 cirurgias na coluna cervical não resolveu é sim tenho piorado muito vou faser um bloqueio cervical agora no dia 22/03/2022 tenho medo de não dar resultado pois já foram 2 cirurgias de artrodese cervical e só piorou estou com mais 4 ernias de disco na cervical e 3 etnias de disco na lombar em menos de 8 meses de cirurgia tenho medo de ter alguma deficiência no futuro por calsa da coluna tenho 48 anos e muita insegurança quais os danos posso ter com todos estes problemas
Necilda, espero que melhore com o tratamento.
Para avaliar o prognóstico é necessário entender o estado atual da coluna da senhora.
É fundamental um exame clínico detalhado e exames direcionados.
Att