A discopatia degenerativa, também conhecida como Doença Degenerativa Discal, é uma condição comum que ocorre…
Artroplastia lombar: a prótese da coluna lombar
O que é, quais as principais indicações e como é o pós operatório da Artroplastia Lombar (prótese da coluna lombar).
Visto que nossa coluna está sob constante esforço e sobrecarga, é natural que com o passar do tempo os discos intervertebrais sofram um processo de “desgaste”, chamado degeneração discal.

Nesse sentido, a degeneração discal pode levar a desidratação e ao colapso do disco intervertebral, hérnia de disco, estenose lombar (estreitamento do canal vertebral) além de lesões musculares e ligamentares da coluna.
Quais os tratamentos da doença degenerativa discal?
O principal tratamento da doença degenerativa discal é o tratamento clínico que compreende fisioterapia, medicações, perda de peso, controle postural e mudanças do estilo de vida. Entretanto, na falha deste tratamento é possível realizar infiltração, cirurgias descompressivas, artrodeses e a artroplastia lombar.
O que é a artroplastia lombar?
A artroplastia lombar consiste na substituição do disco intervertebral por uma prótese com mobilidade intrínseca. Dessa maneira, a movimentação da coluna é preservada evitando a sobrecarga no restante da coluna, como acontece na cirurgia de artrodese.

Quais as principais indicações de artroplastia lombar?
A artroplastia lombar é indicada aos pacientes com lombalgia ou ciática refratárias ao tratamento clínico e simultaneamente um comprometimento significativo da integridade do disco intervertebral.
Por manterem a mobilidade lombar, as artroplastias da coluna lombar são indicadas para pacientes com pouca artrose da coluna lombar (espondilose), geralmente pacientes abaixo dos 50 anos de idade.
Como é o pós operatório da prótese de disco lombar (artroplastia)?
Apesar de cada caso apresentar sua particularidade, a cirurgia em geral tem uma duração média de 1 hora. O paciente está apto a deambular no primeiro dia de pós operatório e retorna às suas atividades habituais entre 3 e 6 semanas, em média.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.
Fonte:
Institudo de Coluna do Texas (https://www.texasback.com)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
AO SPINE (aospine.aofoundation.org)
Bom dia Dr. Ricardo. EM 2021 eu tive dois discos artificiais implantados na minha coluna lombar na Alemanha. Ironicamente, a minha irma que mora no Rio de Janeiro esta passando pela mesma situacao, com Doenca Degenerativa de dois discos lombares. Baseado na minha expriencia, a Artroplastia e a melhor opcao em termos de procedimento cirurgico da coluna lombar/cervical (L4-L5 e L5-S1 e possivelment L3-L4). Eu gostaria de saber o que preciso fazer para que a minha irma possa ter esse procedimento cirurgico, levando em consideracao que ela nao podera atender a consultas em pessoa.
Olá, o médico que está acompanhando ela deve avaliar o caso de sua irmã.
Se julgar necessário, ele pode solicitar o procedimento de artroplastia para o convênio.
Att
Tenho 2 próteses de disco lombar l3-l4, l4-l5, colocada em julho 2021. Nos últimos meses venho sentindo uma espécie de pressão no local das próteses, sempre acontece pela manhã quando acordo. Na realidade acordo por conta desse incômodo. O que pode estar acontecendo ? Tenho medo de ser um tipo tardio de rejeição. Isso é possível ?
É necessário fazer exames de acompanhamento. A rejeição dps de tanto tempo é difícil de ocorrer.
existe hipótese ou risco dessa cirurgia não resolver o problema? conheço uma pessoa q fez e diz q ficou 1 ano, agora tá pior q antes da cirurgia e meu marido precisa fazer + já ficou na duvida….
Os procedimentos médicos sempre oferecem algum risco, nunca há uma garantia 100%, embora hoje os riscos sejam baixos.
Att
Existe prótese de vértebra acometida pelo câncer melanoma?
Olá, Cleide, nos casos de metástases pode ser realizada uma corpectomia com artrodese, porém em condições bem particulares.
O ideal é compartilhar essa dúvida com o médico referência de vocês.
Att
Tenho 73 anos, 1,80m de altura e peso de 84,00. Desde o mês de agosto/2022 sofro com dores lombares irradiando para a perna direita.
Consultei um médico na minha cidade, foi feita uma ressonância magnética e foi constada a desidratação dos discos, principalmente da L5 e a S1.
Foi-me receitado remédios e fazer fisioterapia, mas nada disso resolve as minha dores.
Seria o caso de implantar uma prótese?
Olá, Mário, o ideal é avaliar a condição do seu disco.
Se ele estiver muito degenerado, deve-se pensar em substituir o disco intervertebral.
Se o disco ainda estiver bem conservado, é possível retirar apenas o ponto do disco que está comprimindo a raiz nervosa.
Doutor fiz uma discectomia depois de sofrer 3 anos lutando c hernia extrusa, fiz bloqueio, melhorou 4 meses so, continua a dor no loxal forte, perda da forca, fraqueza musc, formigamento, o medico falou q o disco ta bem maltratado e to c espondilioartrose o q fazer
Olá, Wellington, quando há uma hérnia comprimindo a medula ou as raízes nervosas o ideal é que seja realizada cirurgia de descompressão. No caso do disco estar muito degenerado, há a possibilidade de substituição do disco em uma cirurgia chamada de artrodese. O ideal é que você seja avaliado por um médico especialista em coluna para se definir o melhor tratamento.
Fiz uma cirurgia de descompressão na L4/L5 dia 07/09, com 15 dias iniciaram novamente as dores.
O medico constatou extrusão no disco operado, fiz nova cirurgia no dia 01/11 e ele disse que nova extrusão poderia ter necessidade de substituição do disco, hj 03/12 amanheci com muitas dores e os mesmos sintomas do auge do meu problema, tenho 1,90 e 118 kg minha estrutura não ajuda, se tiver herniado novamente será que terei mesmo q colocar prótese???
OBS: O Dr disse q o buraco de saida da hérnia estava muito grande!!
Olá, se o desgaste e o comprometimento do disco for grave e intenso, com dores mantidas, a troca do disco por uma prótese é uma opção viável.
Fiz uma á coluna lombar á 1 mês . O certo é que fiquei sempre com dor, sensibilidade , sensação de queimadura, um mau estar mesmo , sinto isso do joelho para baixo até aos dedos dos pés . Será normal ?
Elisa, não é o habitual ter essa sensação.
Já havia esse sintoma antes do procedimento? Ou apareceu após a cirurgia?
Fiz uma cirurgia de coluna, l4, l5, perdi o movimento da perna esquerda, não totalmente, em algumas partes, meu médico disse que vou fazer uma nova cirurgia para colocar uma prótese, mas ele falou que seria pela cesária, como seria?
Olá, Maria Luiza, as cirurgias da coluna lombar podem ser realizadas por via posterior (pelas costas) ou por via anterior, quando a incisão é realizada pelo abdomen (em uma região próxima ou no mesmo corte da incisão habitual de cesariana)
Olá, tenho hérnia de disco, L4 L5, já fiz uma cirurgia, mas não adiantou muito, a dor continua e sempre com medicação, há possibilidade de fazer outras cirurgias, e colocar prótese ?
Olá, Márcio, novas abordagens cirúrgicas são possíveis sim, principalmente em pacientes que mantém dor.
A escolha do melhor procedimento, se apenas descompressivo ou com implantes demanda avalição clínica e dos exames de imagem.