Skip to content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Cirurgia de Artrodese Lombar

A cirurgia de artrodese lombar é um procedimento realizado para se obter a fusão (adesão rígida) entre duas ou mais vértebras.

O que é a artrodese lombar?

A artrodese lombar é um procedimento cirúrgico realizado para se obter a fusão (adesão rígida) entre duas ou mais vértebras.

São indicadas principalmente para assegurar a estabilidade da coluna lombar durante procedimentos cirúrgicos amplos, no tratamento de fraturas vertebrais, e também, em casos de deformidades como escoliose e hipercifose.

Quais são os tipos de artrodese lombar disponíveis?

Existem diversas técnicas para se obter a artrodese lombar que podem ser divididas, de modo geral, em dois grupos.

A técnica mais frequentemente empregada é a chamada Artrodese Póstero-Lateral, na qual é realizada uma incisão posterior na região lombar e utilizados dispositivos metálicos para se obter a estabilidade vertebral.

Outra possibilidade, é a Artrodese Intersomática, na qual é inserido um dispositivo metálico entre as vértebras que substitui o disco intervertebral, podendo ser realizada através de uma incisão abdominal (via anterior) ou lombar (via posterior).

Artrodese Póstero-Lateral
Artrodese Póstero-Lateral
Artrodese Intersomática
Artrodese Intersomática

Quais são as suas vantagens e desvantagens?

Com a modernização da cirurgia de coluna, a artrodese lombar é uma técnica cada vez menos utilizada, embora ainda seja uma opção terapêutica fundamental em determinados casos.

Comparativamente com outras técnicas, a artrodese demanda um tempo cirúrgico mais longo e acarreta um aumento discreto no risco de sangramento e infecção pós-operatória.

Além disso, por promover a fusão (rigidez) de um segmento da coluna vertebral, acaba por sobrecarregar as vértebras e discos adjacentes, o que pode acelerar o processo de degeneração da coluna.

Por outro lado, em determinados casos de fraturas, deformidades vertebrais, listeses (escorregamento vertebral) e condições de instabilidade é a única técnica capaz de assegurar o equilíbrio e o alinhamento da coluna.

O desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e a modernização dos instrumentais cirúrgicos diminuíram muito os riscos previamente mencionados, tornando esse procedimento bastante seguro na atualidade.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
UpToDate (https://www.uptodate.com)

O que é uma artrodese de coluna?

A artrodese de coluna é um tipo de cirurgia que tem como objetivo deixar os níveis operados fundidos, isto é, promover uma estabilidade rígida entre as vértebras abordadas. Esta técnica é utilizada em casos de instabilidade da coluna, ou seja, quanto a coluna por si só não é capaz de se manter na posição normal adequadamente

Como é feita a artrodese lombar?

A artrodese lombar é feita através de colocação de parafusos (“pinos”) na parte posterior da vértebra e/ou por meio de colocação de dispositivos de metal/polímeros no local do disco intervertebral.

Quanto tempo demora a cirurgia de artrodese da coluna lombar?

O tempo de cirurgia de artrodese lombar varia de caso a caso, a depender da complexidade e do número de vértebras a serem operadas. Na maioria dos casos, o tempo de cirurgia varia entre 2 e 3 horas.

Quais os riscos da artrodese lombar?

Na maioria dos casos, os riscos da artrodese lombar são baixos, menor do que 5%. Eles incluem infecção e complicações anestésicas. Alterações neurológicas e falha na consolidação da cirurgia são raros.

 

Comments (36)

  1. Oi Dr boa noite
    Fiz uma cirurgia de artrodese lombar na l4 l5 e l5s coloquei 6 pinos faz 7 dias não sinto dor na cirurgia mais sinto minhas pernas muito dormente e sem forças para ficar em pé é normal por ser recente a cirurgia ?

    1. Olá, Tatiana, isto não é esperado.
      Converse com seu médico sobre isso, se necessário faça uma nova ressonancia da coluna lombar e uma eletroneuromiografia dos membros inferiores.
      Att

  2. Eu estou aguardando o hospital ligar pra ir fazer uma cirurgia de artrodese intersomatica posterior na vértebra L4 e logo abaixo na vértebra L5 têm uma hérnia de disco muito grande o médico disse que vai fazer as duas cirurgias em uma espero em Deus que dê tudo certo.

  3. Tudo bem, Doutor! A minha mãe fez uma operação de artrodese lombar na L1 e L2 a 6 meses, porem as dores está constante, o medico por meio do raio x viu degeneração do nível adjacente, como e feito este procedimento? tem que operar novamente?

  4. Preciso fazer a artrodese toraco-lombar em dois níveis, precisamente na L4 e L5. Pode-se dizer que é uma cirurgia tranquila? O especialista que fará a cirurgia disse que após 2 meses de repouso sigo vida normal, porém, tenho medo da cirurgia.

  5. Minha mãe precisa fazer cirurgia na L2 e L3, colocar placa e parafuso por instabilidade nas vértebras. Sente muita dor nas pernas, não consegue andar e nem sentar. Essa cirurgia pode melhorar essas dores?

  6. Oi Dr ,eu operei a coluna e fiz artrodese na lombar,já operei quatro vezes , a primeira vez ,foi devido um acidente a qual teve uma explosão dos osso na L4 e L5 , depois tive infeções. Tem 3 anos q fiz a 4 cirurgia. Contínuo sentindo dores intensas ,porém os médico sempre dizem q está tudo certo com a cirurgia e que os parafusos estão bem posicionado

  7. Eu vou fazer cirurgia à coluna lombar fazer artrodese L5 S1 será que posso continuar a fazer uma vida normal. Meu trabalho é limpesas

  8. Boa noite . Meu pai realizou cirurgia de artrodese na coluna toracica, após um acidente de carro. Fraturou vértebra. Gostaria de saber, se o disco intervertebral e retirado, para que haja a consolidação das vértebras? Pois Se não haverá movimentos na parte consolidada, para colar uma vértebra a outra, não precisa mais ter o disco?

    1. Olá, Ricardo, nas artrodeses torácica, em geral não são abordados os discs intervertebrais.
      No entanto, o objetivo é que a parte posterior das vértebras adjacentes consolidem (colem) agregando estabilidade ao segmento.
      Att

    1. Olá, Renato, como vai?
      Existe sim essa possibilidade, porém deve ser muito bem avaliada.
      Existem diferentes formas de se fazer a artrodese L5-S1 com seus prós e contras em cada técnica.
      O ideal é avaliar individualmente cada caso.

      1. Dr Eu fiz uma cirurgia de Artrodese l5 s1 faz uns 15 dias. Estou mim recuperando bem. Porém estou sentindo dores na perna esquerda. Como se um nervo estivesse sendo comprimido. Será que deve ficar preocupado???

        1. Olá, Fábio, você já sentia esses sintomas antes da cirurgia?
          Se é um sintoma novo, vale a pena fazer novos exames (ressonancia e tomografia).

          Se era um sintoma antigo, pode ser que ainda esteja em período de melhora.
          Se a dor se mantiver, o ideal é repetir esses mesmos exames.

          Para informações mais específicas do seu caso, o ideal é conversar com seu médico.

          Att

  9. Boa tarde !
    Dr fiz artodese l5s1 e fixação pedicular . Estou fazendo fisioterapia. Mas sinto desconforto sempre que flexiono a coluna pra frente por exemplo quando me vou vestir uma calça! Trabalho com peso nomeadamente pegar do chão e elevar acima do peito praticamente todo dia . Irei consegui continuar no meu serviço quando voltar ou seria aconselhável pedir revisão do posto de trabalho! Obrigada ????

    1. Olá, o ideal é avaliar seus sintomas após 3 meses de pós operatório.
      Muitos pacientes que mantém dor devem repetir os exames para ver se surgiu algum outro problema ou se é algum sintoma mais crônico.
      Em algumas situações, é importante a mudança de função ou readaptação no trabalho.

  10. Boa noite Dr Ricardo, vou fazer uma cirugia artrodose de coluna via anterior ou posterior lateral, mas tô com medo de ter algum problema maior, como vi aqui nos comentários, como dores e dormência, pois já sinto muitas dores, e eu quero fazer a cirurgia pra acabar ou diminuir as dores, se for pra ficar com dores e melhor não mexer certo? Por favo me de uma luz, obrigado, vou fazer a cirugia no próximo dia 16/01, obrigado

    1. Olá, Carlos, quando bem indicada e bem realizada, os resultados são muito positivos.
      O ideal é você conversar bem com o seu médico para entender o diagnóstico e prognóstico.
      Espero que tudo transcorra bem.

  11. Boa tarde, Dr.

    Fiz um procedimento cirúrgico minimamente invasivo (endoscopia) para retirada de uma hérnia na lombar (L5-S1). Ocorre que meu médico informou que durante a cirurgia, constatou que minha hérnia calcificou devido a demora no tratamento (levei 6 anos para tratar) e, portanto, não conseguiu fazer a retirada total do material. Vale ressaltar que, antes da endoscopia, passei por diversos tratamentos convencionais possíveis (fisioterapias, acupuntura, Pilates, etc), porém, nada funcionou.

    Após a cirurgia, as crises e dores continuaram, tiver perda de força e sensibilidade na perna esquerda. Repeti a ressonância e ficou constatada que a hérnia continua no mesmo local.

    Meu médico, então, sugeriu a artrodese lombar. Gostaria de saber se, realmente, a artrodese seria o mais indicado pro meu caso ou se seria melhor modificar meu estilo de vida?

    Sou policial, tenho uma rotina pesada de trabalho e atividades físicas.

    1. Olá, obrigado pelo contato.

      De forma geral, com a tomografia conseguimos identificar as hérnias calcificadas, mesmo antes de operar. Algumas são passíveis de tratamento cirúrgico endoscópico ou microscópico, mesmo sem artrodese.
      Em casos avançados, a artrodese é sim uma boa opção.

      Somente com uma avaliação clínica sua detalhada e dos seus exames é que é possível sugerir a melhor conduta para o seu caso.

      Att

    2. Boa noite estimado!
      Eu também sofri por quase nove anos com hérnias de disco e extrusão.
      Há duas semanas realizei a cirurgia de artrodese lombar , onde foi colocado n cinco parafusos e duas placas de titânio
      E lhe digo com total segurança, foi a melhor coisa que fiz pra minha saúde.
      Hoje já ando e dirigo normalmente.
      Espero ter prosperado.
      Marcelo Spencer

      1. É o meu caso, tenho dores há 14 anos e estou por decidir fazer a artrodese lombar, mas fico com receio do pós operatório e da limitação. Amigo, no seu caso, voltou à vida normal, inclusive caminhada e academia?

  12. Boa noite Dotor Ricardo!
    Tenho uma protusão discal para mediana direita em L1 L2, e uma espondilolistese na coluna lombar na L5 S1 grau 2, o medico falou que preciso fazer cirurgia, sinto muitas dores e está afetando no meu tabalho e vida pessoal. Se eu fizer essa cirurgia eu vou voltar a trabalhar e pagar em peso e leva minha vida normal sem dores e sem sequelas. Quais tipos de riscos eu corro se eu não realizar essa cirurgia?

  13. Bom dia Dr Eu fiz uma cirurgia de artrodese na coluna a 1 ano e meio porém sinto fortes dores ainda e até mesmo chego a travar da coluna , sinto muita fraquezas nas pernas e dormência desde então que fiz essa cirurgia minha vida virou de cabeça pra baixo pois sinto dor dia e noite já fiz uso de vários remédios mas sem sucesso pois os mesmo só ameniza a dor meu médico disse que eu tenho que conviver com a dor e a base de morfina pois já que não pode mexer na cirurgia novamente isso é normal DR

    1. Olá, obrigado pelo contato.

      O esperado é que o paciente apresente melhora após uma cirurgia lombar.
      Em caso de persistência ou agravamento da dor, deve ser investigada a causa e tratada.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  14. Bom dia Dr ,eu fiz a cirurgia de artrodese na coluna lombar ,tem 1 ano porém eu tenho dores fortes formigamento na parte direita do corpo dores intensas ,minha perna muita das vezes falha eu sou doméstica ainda não voltei trabalhar ,e tem uns 4 meses que esse formigamento está afetando o lado esquerdo também ,não consigo dormir pois a noite quando deito aumenta as dores dói meus ossos sinto como se tivesse queimando e no meu pé como se tivesse enfiando uma faca , não tenho mais ânimo pois é dor dia e noite já tomei injeção ,já tomei remédio com morfina nada ajuda

    1. É importante que seu caso seja avaliado de forma detalhada. Converse com seu médico sobre estes sintomas e as possíveis causas e tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Pesquisar