skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Cirurgia de Artrodese Lombar

A cirurgia de artrodese lombar é um procedimento realizado para se obter a fusão (adesão rígida) entre duas ou mais vértebras.

O que é a artrodese lombar?

A artrodese lombar é um procedimento cirúrgico realizado para se obter a fusão (adesão rígida) entre duas ou mais vértebras.

São indicadas principalmente para assegurar a estabilidade da coluna lombar durante procedimentos cirúrgicos amplos, no tratamento de fraturas vertebrais, e também, em casos de deformidades como escoliose e hipercifose.

Quais são os tipos de artrodese lombar disponíveis?

Existem diversas técnicas para se obter a artrodese lombar que podem ser divididas, de modo geral, em dois grupos.

A técnica mais frequentemente empregada é a chamada Artrodese Póstero-Lateral, na qual é realizada uma incisão posterior na região lombar e utilizados dispositivos metálicos para se obter a estabilidade vertebral.

Outra possibilidade, é a Artrodese Intersomática, na qual é inserido um dispositivo metálico entre as vértebras que substitui o disco intervertebral, podendo ser realizada através de uma incisão abdominal (via anterior) ou lombar (via posterior).

Artrodese Póstero-Lateral
Artrodese Póstero-Lateral
Artrodese Intersomática
Artrodese Intersomática

Quais são as suas vantagens e desvantagens?

Com a modernização da cirurgia de coluna, a artrodese lombar é uma técnica cada vez menos utilizada, embora ainda seja uma opção terapêutica fundamental em determinados casos.

Comparativamente com outras técnicas, a artrodese demanda um tempo cirúrgico mais longo e acarreta um aumento discreto no risco de sangramento e infecção pós-operatória.

Além disso, por promover a fusão (rigidez) de um segmento da coluna vertebral, acaba por sobrecarregar as vértebras e discos adjacentes, o que pode acelerar o processo de degeneração da coluna.

Por outro lado, em determinados casos de fraturas, deformidades vertebrais, listeses (escorregamento vertebral) e condições de instabilidade é a única técnica capaz de assegurar o equilíbrio e o alinhamento da coluna.

O desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e a modernização dos instrumentais cirúrgicos diminuíram muito os riscos previamente mencionados, tornando esse procedimento bastante seguro na atualidade.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
UpToDate (https://www.uptodate.com)

O que é uma artrodese de coluna?

A artrodese de coluna é um tipo de cirurgia que tem como objetivo deixar os níveis operados fundidos, isto é, promover uma estabilidade rígida entre as vértebras abordadas. Esta técnica é utilizada em casos de instabilidade da coluna, ou seja, quanto a coluna por si só não é capaz de se manter na posição normal adequadamente

Como é feita a artrodese lombar?

A artrodese lombar é feita através de colocação de parafusos (“pinos”) na parte posterior da vértebra e/ou por meio de colocação de dispositivos de metal/polímeros no local do disco intervertebral.

Quanto tempo demora a cirurgia de artrodese da coluna lombar?

O tempo de cirurgia de artrodese lombar varia de caso a caso, a depender da complexidade e do número de vértebras a serem operadas. Na maioria dos casos, o tempo de cirurgia varia entre 2 e 3 horas.

Quais os riscos da artrodese lombar?

Na maioria dos casos, os riscos da artrodese lombar são baixos, menor do que 5%. Eles incluem infecção e complicações anestésicas. Alterações neurológicas e falha na consolidação da cirurgia são raros

 

Este artigo tem 6 comentários

  1. Boa noite Dotor Ricardo!
    Tenho uma protusão discal para mediana direita em L1 L2, e uma espondilolistese na coluna lombar na L5 S1 grau 2, o medico falou que preciso fazer cirurgia, sinto muitas dores e está afetando no meu tabalho e vida pessoal. Se eu fizer essa cirurgia eu vou voltar a trabalhar e pagar em peso e leva minha vida normal sem dores e sem sequelas. Quais tipos de riscos eu corro se eu não realizar essa cirurgia?

  2. Bom dia Dr Eu fiz uma cirurgia de artrodese na coluna a 1 ano e meio porém sinto fortes dores ainda e até mesmo chego a travar da coluna , sinto muita fraquezas nas pernas e dormência desde então que fiz essa cirurgia minha vida virou de cabeça pra baixo pois sinto dor dia e noite já fiz uso de vários remédios mas sem sucesso pois os mesmo só ameniza a dor meu médico disse que eu tenho que conviver com a dor e a base de morfina pois já que não pode mexer na cirurgia novamente isso é normal DR

    1. Olá, obrigado pelo contato.

      O esperado é que o paciente apresente melhora após uma cirurgia lombar.
      Em caso de persistência ou agravamento da dor, deve ser investigada a causa e tratada.

      Atenciosamente, Dr Ricardo Teixeira
      Atendemos em São Paulo presencialmente ou por TELECONSULTA

  3. Bom dia Dr ,eu fiz a cirurgia de artrodese na coluna lombar ,tem 1 ano porém eu tenho dores fortes formigamento na parte direita do corpo dores intensas ,minha perna muita das vezes falha eu sou doméstica ainda não voltei trabalhar ,e tem uns 4 meses que esse formigamento está afetando o lado esquerdo também ,não consigo dormir pois a noite quando deito aumenta as dores dói meus ossos sinto como se tivesse queimando e no meu pé como se tivesse enfiando uma faca , não tenho mais ânimo pois é dor dia e noite já tomei injeção ,já tomei remédio com morfina nada ajuda

    1. É importante que seu caso seja avaliado de forma detalhada. Converse com seu médico sobre estes sintomas e as possíveis causas e tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
×Close search
Pesquisar