skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Quais as principais formas de tratamento do Cisto de Coluna?

O tratamento do cisto de coluna depende da sua localização, do seu tamanho e dos sintomas do paciente. A melhor conduta deve ser tomada individualmente. Leia o artigo abaixo e saiba mais.

Introdução

Antes de debatermos sobre o tratamento do cisto de coluna, é importante entender que o Cisto Facetário ou Cisto sinovial de coluna se refere a uma lesão benigna da coluna vertebral com origem nas membranas que recobrem as articulações da coluna resultando em formações saculares (em forma de sacos). Assim, é importante frisar que o cisto sinovial de coluna não é uma lesão maligna ou cancerosa.

Gera principalmente dor lombar ou cervical com irradiação para os membros inferiores ou superiores. Para saber mais sobre suas causas e sintomas, acesse: Cisto Facetário de Coluna.

O tratamento do cisto de coluna depende principalmente da sua localização, do seu tamanho e dos sintomas que o paciente refere. Portanto, a melhor conduta deve ser tomada de forma individual.

Não confundir com o Cisto de Tarlov, que na maioria das vezes não necessita de nenhum tratamento específico.

Cisto Facetário da Coluna | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 1: Cisto Facetário da Coluna (Cisto Sinovial)

As principais formas de tratamento são:

  • Tratamento Expectante

Muitos pacientes apresentam cisto de coluna e são assintomáticos pois os cistos não comprimem nenhuma estrutura neurológica e também não afetam a mecânica da coluna. Portanto, estes pacientes não necessitam de nenhum tratamento específico, apenas seguirem com os cuidados habituais de saúde da coluna.

  • Tratamento Clínico

A maioria dos cistos de coluna (sinoviais ou facetários) têm sua origem no processo de sobrecarga e desgaste da coluna ao longo do tempo. Dessa maneira, o tratamento do cisto de coluna de forma conservadora ou clínica consiste em:

    • Fortalecimento da musculatura que sustenta o tronco (Musculatura do CORE)
    • Alongamento da musculatura da coluna e dos isquiotibiais
    • Cuidados posturais
    • Otimizar a ergonomia
    • Evitar ficar longos períodos sentado ou em pé
    • Evitar esforços ou pesos excessivos
    • Fisioterapia e RPG
  • Tratamento Percutâneo – Infiltração de coluna

Alguns cistos por se manterem sintomáticos podem ser tratados com a infiltração lombar. O procedimento consiste em puncionar a região do cisto guiado por tomografia ou radiografia seguido por infusão de medicamentos.

Tratamento do Cisto de Coluna | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 2: Tratamento do Cisto de Coluna – Tratamento Percutâneo
  • Tratamento por Vídeo (Cirurgia endoscópica da coluna vertebral)

Os cistos sintomáticos de maior volume e localizados em regiões mais internas da coluna são melhor tratados pela cirurgia endoscópica da coluna vertebral. A cirurgia por vídeo consiste no tratamento mais moderno e minimamente invasivo dos cistos da coluna.

Seus benefícios são: incisão mínima (1 cm), menor dissecção, menor desconforto do pós-operatório e retorno precoce às atividades do dia a dia.

Cirurgia Endoscópica de Coluna | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 3: Tratamento do cisto facetário de coluna por vídeo (endoscopia de coluna)
  • Tratamento Clássico

O tratamento clássico é realizado com auxílio de microscópio e apresenta ótimos resultados. Assim, pode ser realizada apenas a cirurgia de retirada do cisto facetário (descompressão) e, caso a anatomia da coluna esteja comprometida, pode ser realizada adicionalmente a artrodese da coluna, procedimento de estabilização da coluna.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Avaliação e tratamento dos cistos facetários de coluna
Asssociação americana de ortopedistas (https://www.aaos.org/)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)

Este artigo tem 1 comentário

  1. Infelizmente tenho esse pbma,visto em uma ressonância magnética. Levei ao médico neurologista simplesmente passou um remédio que dá sono, preciso trabalhar e ter qualidade de vida agora pesquisando obtive orientações.
    Gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Pesquisar
plugins premium WordPress