A dor cervical ou cervicalgia, são os quadros dolorosos na coluna cervical, constituída por vértebras,…
Tumores da Coluna Vertebral
Os tumores primários da coluna vertebral, isto é, com origem na própria vértebra, são lesões raras e podem ser benignos ou malignos. Por outro lado, as metástases e os tumores hematológicos, como o mieloma múltiplo, são frequentemente encontrados na prática clínica.
Os sintomas são variados e muitas vezes os pacientes não apresentam queixas. Nos casos de dor persistente na coluna vertebral ou com irradiação para os braços e pernas, perda de peso e sintomas neurológicos como perda de força e sensibilidade, é necessária uma avaliação médica especializada.
O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica por um especialista e com auxílio de exames de imagem, principalmente a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. A confirmação do diagnóstico, quando necessária, é obtida com a biópsia do tumor.
Tumores Benignos
Os tumores benignos, em geral, são lesões estáveis com pequena possibilidade de progressão e na maioria dos casos não demandam tratamento intervencionista. Os mais comuns são:
- Cisto ósseo aneurismático: são cavitações ósseas e não tumores propriamente ditos. O tratamento cirúrgico é indicado em poucos casos nos quais a estabilidade óssea é comprometida.
- Osteoma Osteoide: tumor benigno ósseo que acomete sobretudo jovens, pode gerar dor noturna, com boa resposta ao tratamento clínico.
- Osteoblastoma: acometem jovens e tendem a ser mais sintomáticos, apresentam-se frequentemente com mais de 2 cm de extensão e em alguns casos precisam ser retirados cirurgicamente.
- Osteocondroma: tumor benigno derivado de tecido cartilaginoso, com baixa probabilidade de crescimento e sintomatologia. O tratamento clínico é suficiente, em sua maioria. A presença de síndromes genéticas associadas exige avaliação médica periódica.
- Hemangioma: um dos tumores benignos mais comuns da coluna, têm sua origem no tecido vascular com proliferação de vasos sanguíneos. São encontrados em 11% da população e em sua maioria são assintomáticos, sem necessidade de tratamento específico.
- Cisto de Tarlov: são cistos perineurais, isto é, cistos que se formam próximos às raízes nervosas, principalmente sacrais, a partir das meninges. São lesões assintomáticas e estáveis, na maior parte dos casos, sem necessidade de tratamento específico.
- Granuloma eosinofílico: são lesões de natureza inflamatória e fazem parte da apresentação da Histiocitose X ou Histiocitose de Langerhans. Afetam sobretudo jovens e crianças, gerando dor e limitação de movimento na coluna cervical e lombar. A maioria dos casos melhoram com o tratamento clínico.
- Tumor de células gigantes: são lesões benignas, porém com tendência a crescimento progressivo. Pelo seu comportamento de acometimento local progressivo, frequentemente está o indicado o tratamento de intervenção.
Tumores Malignos
Os tumores primários malignos da coluna vertebral são agressivos e, felizmente, são raros. Podem se manifestar com dor, perda de peso, déficits neurológicos e metástases. São encontrados o padrão lítico, isto é, com enfraquecimento/fratura óssea ou o padrão blástico, com formação de tecido tumoral semelhante a osso.
- Osteossarcoma: tumor maligno com origem no tecido ósseo. Acomete principalmente adultos. Raro na coluna vertebral.
- Condrossarcoma: tumor maligno com origem no tecido cartilaginoso e raro na coluna.
- Mieloma Múltiplo: é o tumor maligno mais comum da coluna vertebral. Sua origem está relacionada com alterações nas células sanguíneas, por isso é denominado de tumor hematológico.
- Sarcoma de Ewing: é um câncer que acomete principalmente jovens, tendo a característica de atingir tanto o tecido ósseo como as partes moles que o cercam. Reação inflamatória importante.
- Cordoma: tumor maligno com incidência principalmente em indivíduos acima de 60 anos, sobretudo na região sacral e na base do crânio. Apresentam crescimento lento a partir da notocorda (remanescente embrionário). A cirurgia é o tratamento de escolha.
Metástases da coluna vertebral
Metástase é quando um tumor se dissemina para outra região do corpo diferente do seu local de origem. Quando isso ocorre, entende-se que houve progressão da doença oncológica. A metástase é o principal tipo de lesão maligna encontrada na coluna vertebral, superando em mais de 40 vezes a frequência das lesões primárias.
A coluna também é o principal local de metástases ósseas, demonstrando a importância de se considerar os sintomas dessa região, especialmente em pacientes oncológicos. Os principais tumores que geram metástases na coluna são o câncer de mama, próstata e pulmão.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.
Fonte:
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
AO SPINE (http://aospine.aofoundation.org)
Bom dia me ajude estou com depósito focal de gordura no corpo vertebral de L4 …estou sintomático a mais de 1 ano muitos sintomas e dores que mudam sempre ele já acusou em duas ressonâncias ….por favor e caso de cirurgia lembrando descobri por causa dos sintomas…estou sintomático me ajude…
Olá, Valter, para se chegar a indicação de cirurgia é necessário avaliação clínica e dos exames de imagem.
Att