skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Cisto de Tarlov

O que são os cistos de Tarlov ou cistos perineurais?

O cisto de Tarlov, ou cistos perineurais, são cistos que ocorrem adjacentes às raízes nervosas e são preenchidos por líquor. Assim, se situam entre as camadas que recobrem os nervos, perineuro e endoneuro. Além disso, é importante mencionar que não são lesões malignas ou cancerígenas.

Os cistos de Tarlov ou cistos perirradiculares podem ocorrer em toda a coluna, porém são mais frequentes na região sacral e sobretudo em mulheres. Podem ocorrer em 5 a 10% da população e são em sua maioria assintomáticos. Dessa maneira, seu diagnóstico muitas vezes é incidental, ou seja, é um diagnóstico ao acaso.

Cistos de Tarlov | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 1 – Exemplos de cistos perineurais sacrais (Cistos de Tarlov)

Qual a causa dos cistos de Tarlov?

A causa específica dos cistos perirradiculares ou de Tarlov ainda é motivo de muito debate. As principais teorias são:

  • Processo inflamatório das bainhas neurais
  • Causa congênita (presente ao nascimento)
  • Pós-traumática / hemorrágica
  • Origem degenerativa

Quais os sintomas dos cistos de Tarlov?

Felizmente, a maioria dos pacientes com cisto perineural de Tarlov é assintomática ou apresenta sintomas leves e esporádicos. Em alguns casos, ele pode causar dor lombar (por erosão óssea) ou dor ciática (por compressão neurológica). Estima-se que entre 1 e 4% dos pacientes com cisto de Tarlov apresentarão sintomas ao longo da vida.

Alguns pacientes podem referir melhora dos sintomas ao se deitarem de lado e piora ao andarem, pegarem peso ou se inclinarem para a frente.

Como é feito o diagnóstico do cisto de Tarlov?

O principal exame para avaliarmos os cistos perirradiculares de Tarlov é a ressonância magnética da coluna lombossacra. A radiografia e a tomografia podem auxiliar em casos de suspeita de ossificação do cisto ou em casos de erosão do osso por causa do cisto.

Devido a sua baixa taxa de sintomas, é importante mencionar que o médico deve afastar outras causas de dor antes de confirmar que o cisto de Tarlov é de fato o causador dos sintomas.

Qual o tratamento do cisto de Tarlov?

O principal desafio é definir se o cisto perineural de Tarlov é realmente o causador da dor. Isto ocorre porque muitos destes pacientes são assintomáticos e a coluna vertebral é uma área muito complexa com outras lesões podendo causar sintomas semelhantes. Assim, é fundamental uma avaliação médica criteriosa e detalhada.

O tratamento inicial para estes casos é clínico, composto por fisioterapia e medicações específicas. Além disso, as mudanças dos hábitos são fundamentais: melhora postural, perda de peso, adequação laboral e evitar esforços excessivos.

Para os pacientes com dor refratária e falha do tratamento clínico podem ser indicados infiltrações da coluna, drenagem percutânea por tomografia ou a cirurgia descompressiva.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Lesões de Modic – Revisão da Literatura Médica (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32879563/)
Lesões de Modic – Artigo Nature (https://www.nature.com/articles/srep46341)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)

FAQ

1. Quais os sintomas do cisto de Tarlov?

Na maioria dos casos são assintomáticos. Caso gere erosão óssea, poderá se apresentar com dor lombar. Se apresentar compressão neurológica, levará a dor ciática.

2. O que é o cisto perirradicular?

É um cisto benigno que ocorre próximo às raízes nervosas, são também chamados de cistos de Tarlov. Ocorrem, na maioria das vezes, em mulheres, na região sacral e raramente causam sintomas.

3. O que causa cisto na coluna lombar?

Existem diferentes tipos de cisto na coluna lombar. Assim, cada um terá uma causa diferente. O cisto sinovial ocorre por uma sobrecarga das articulações da coluna vertebral. O cisto perineural de Tarlov pode ocorrer por diferentes motivos como inflamação, congênito (ao nascimento), degeneração e após um trauma.

Back To Top
×Close search
Pesquisar