skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Denervação da Faceta Articular

A denervação da faceta articular é um procedimento minimamente invasivo realizado por um especialista em coluna com o intuito de diminuir as dores da coluna cervical, torácica ou lombar. Saiba mais.

O que são as facetas articulares?

As facetas articulares são pequenas articulações presentes nas vértebras da coluna vertebral, que se articulam entre si para permitir a movimentação da coluna. Essas facetas são revestidas por cartilagem articular e deslizam suavemente umas sobre as outras permitindo os movimentos da coluna vertebral (flexão, extensão, inclinação e rotação).

Durante a nossa vida, é possível que as facetas articulares (articulações da coluna) desenvolvam artrose e gerem limitação de movimentos, estralos e dor em qualquer segmento da coluna vertebral (cervical, torácica e lombar).

Saiba mais sobre a artrose da coluna.

Denervação da faceta articular | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 1 – Denervação da faceta articular

O que é a denervação da faceta articular?

A denervação da faceta articular consiste em um procedimento minimamente invasivo com o objetivo de diminuir a dor na coluna vertebral em qualquer um de seus segmentos (cervical, torácico e lombar). É realizada de forma percutânea, isto é, sem cortes. São utilizadas agulhas específicas para a infusão de medicamentos em pontos estratégicos.

A denervação da faceta articular em geral é realizada com anestesia local e sob sedação com auxílio de radioscopia (raio-x intraoperatório) ou guiada por ultrassonografia para se garantir o correto posicionamento das agulhas e infusão dos medicamentos.

Em geral, o paciente recebe alta para a casa no mesmo dia e pode retornar às suas atividades habituais após 2 dias de sua realização. É importante que seja planejado um programa de reabilitação após a realização de tal procedimento.

Denervação da faceta articular – Dr Ricardo Teixeira
Figura 2: Denervação da faceta articular – Dr Ricardo Teixeira

O código para solicitação deste procedimento é:
Código TUSS: 31403034 – Denervação percutânea de faceta articular

Qual o objetivo da denervação da faceta articular?

O objetivo final da denervação facetária é eliminar a dor da coluna vertebral. Para isso, o médico injeta medicações específicas em pontos estratégicos com diferentes ações com ótimos resultados. São elas:

  • Bloquear a dor das articulações com artrose
  • Bloqueio dos nervos que inervam as articulações acometidas
  • Combater a inflamação e contratura
  • Melhorar a “lubrificação” das articulações da coluna vertebral

Os principais medicamentos utilizados são:

  • Anestésicos
  • Corticoides
  • Anti-inflamatórios
  • Relaxantes musculares
  • Ácido hialurônico

Procedimentos e pesquisas mais recentes têm o objetivo de regenerar os tecidos afetados pela artrose da coluna, no campo da medicina chamado de Medicina Regenerativa.

Denervação facetária | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 3: Denervação facetária

Quais os riscos e cuidados após o procedimento?

Os riscos com a denervação da faceta articular são muito baixos pois é realizada sob sedação e com anestesia local, sem cortes e sem anestesia geral/intubação. Cuidado especial é tomado com pacientes que apresentem algum tipo de limitação respiratória. Os pacientes que tomam anticoagulantes devem conversar com seu médico para evitar a formação de hematomas.

O paciente deve evitar esforços no dia do procedimento e no dia seguinte, sendo que a partir de então pode retomar suas atividades habituais. É importante ressaltar que após a denervação facetária é fundamental que o paciente inicie um programa de reabilitação da coluna a fim de evitar o retorno das dores.

A denervação facetária tem efeito significativo nos primeiros 6 meses após sua realização, sendo, portanto, neste período imperativo que o paciente complete o programa de reabilitação conforme mencionado para tratar e controlar a fonte da dor.

Os pacientes que porventura apresentem retorno da dor após este período podem ser submetidos novamente ao procedimento de denervação da faceta articular com medicamentos ou podem realizar a rizotomia (cauterização dos nervos das articulações com artrose).

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Harvard Health (https://www.health.harvard.edu)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
Base de Atualização: UpToDate (https://www.uptodate.com)
Artigo de atualização em denervação facetária (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23159980/)

As informações nesse artigo são gerais e não devem ser usadas para se definir o tratamento individual. Siga a recomendação do seu médico.

Este artigo tem 2 comentários

    1. Olá, Maria Aparecida. Os termos bloqueio ou infiltração são genéricos para os procedimentos realizados de forma percutânea com agulhas e medicações. A denervação facetária é um tipo de infiltração, existem outros que podem ser realizados em conjunto no mesmo procedimento ou em outros momentos.
      Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Pesquisar
plugins premium WordPress