A dor sacroilíaca (dor na articulação sacroilíaca) e a sacroileíte (inflamação dessa articulação) são causas…
Riscos e complicações em cirurgia de coluna
Assim como em qualquer outra especialidade médica, também existem riscos e complicações em cirurgia de coluna. Desta forma, todos os pacientes que irão se submeter a algum procedimento de coluna devem estar cientes de potenciais complicações. É dever do médico orientar e esclarecer o paciente e familiares sobre todos estes riscos.
Também é importante mencionar que o risco de complicações em cirurgia de coluna, embora baixo, muda de acordo com a patologia do paciente, suas comorbidades e o tipo de cirurgia a ser realizada. Por isso, a consulta pré-cirúrgica com seu cirurgião de coluna é tão importante.
Este artigo descreve riscos e complicações em cirurgia de coluna de maneira geral e não substitui a análise e orientação médica específica em cada caso pelo cirurgião responsável.
[lwptoc depth=”6″ title=”Índice” titleFontSize=”default” itemsFontSize=”100%”]Risco anestésico
Todas as cirurgias são realizadas sob anestesia. O tipo mais comum de anestesia empregada é anestesia geral. Em casos selecionados é possível realizar a cirurgia sob sedação e anestesia local.
Assim, uma das complicações em cirurgia de coluna é aquela relacionada ao processo anestésico. Felizmente, são raras e na maioria das vezes, simples. Podemos mencionar:
- Enjoo
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Anestesia aos medicamentos anestésicos
- Parada cardiorrespiratória e anestesias parciais podem ocorrer, embora sejam bastante raras.

Risco de sangramento
O risco de lesão vascular durante uma cirurgia de coluna é bastante baixo, menos de 2% dos casos, e muda de acordo com a técnica. A lesão vascular, portanto, é uma complicação em cirurgia de coluna muito rara, mas que pela sua gravidade deve ser mencionada.
As cirurgias realizadas pela via posterior, isto é, pela “nuca” e pelas “costas” são a maioria e, felizmente, apresentam risco praticamente nulo de lesão vascular, isto porque os vasos sanguíneos de grande calibre não passam próximo ao sítio cirúrgico.
Ainda que em níveis baixos, as cirurgias realizadas por via anterior, isto é, a coluna é operada através de uma incisão na região anterior do pescoço (coluna cervical) ou pelo abdômen (coluna lombar), apresentam um risco maior pois por ali passam veias e artérias de maior calibre.

Risco de infecção
Outro risco e complicação em cirurgia de coluna é a infecção pós-operatória. Suas taxas variam de 2 até a 11%. Os principais fatores que aumentam sua ocorrência são:
- Presença de comorbidades, por exemplo, diabetes mellitus ou câncer
- Uso de imunossupressores ou corticoide
- Porte cirúrgico (quanto maior e mais demorada, maior o risco de infecção)
- Uso de materiais (as cirurgias em que são empregados parafusos, cages ou próteses apresentam maior risco de infecção quando comparadas às cirurgias puramente descompressivas)
- Regras de antissepsia e assepsia da equipe cirúrgica e do hospital
Nos casos de infecção pós-operatória, é possível que o paciente seja submetido a uma nova cirurgia para limpeza da região acometida e que receba antibiótico por um período prolongado.
Risco neurológico
A lesão neurológica é uma complicação em cirurgia de coluna bastante temida devido ao seu impacto na qualidade de vida do paciente e seu caráter muitas vezes irreversível. As estruturas neurológicas em risco na cirurgia de coluna são as raízes nervosas e a medula espinhal.
As lesões neurológicas podem gerar: perda de sensibilidade e/ou motricidade em um ou mais segmentos do corpo e até mesmo perda do controle urinário e intestinal.
A sua ocorrência também é rara pois os instrumentais cirúrgicos e as técnicas cirúrgicas estão em constante evolução e aprimoramento.
Falha de implantes
Outro risco e complicação em cirurgia de coluna é a falha dos implantes, ou seja, dos materiais que permanecem na coluna do paciente. Sobretudo nas cirurgias de artrodese (artrodese cervical e artrodese lombar) são empregados parafusos, hastes, cages e próteses que podem falhar após determinado tempo. As principais formas de falha de implantes são:
- Quebra do material (é possível que em algum momento estes materiais quebrem)
- Migração do material (caso não tenham sido posicionados corretamente, por osteoporose ou por carga excessiva, estes materiais podem se deslocar)
- Soltura do material

Lesão dural com fístula liquórica
As estruturas neurológicas que se localizam dentro da coluna (medula espinhal e nervos) são recobertas por uma membrana chamada meninge e banhadas por um líquido chamado líquor. Uma complicação possível em cirurgia de coluna é que essa membrana seja lesada, quadro que chamamos de lesão dural.
Esta lesão da meninge pode levar a um extravasamento deste líquido (líquor), em um quadro chamado de fístula liquórica. Assim, caso uma fístula liquórica esteja presente, a conduta mais provável é que seja feito novo procedimento ou para suturar esta lesão ou para desviar o fluxo desse líquido para um recipiente externo até que essa lesão se feche/cicatrize.

Recidiva
A recidiva é uma possível complicação em cirurgia de coluna que ocorre quando há o aparecimento novamente da patologia que motivou a cirurgia após determinado período de melhora. Isto quer dizer que pacientes que operaram de hérnia de disco, por exemplo, podem desenvolver novamente o mesmo quadro. Isto ocorre em cerca de 3% dos pacientes.
A recidiva pode ocorrer em pós-operatórios de:
Persistência de sintomas
Apesar de não ser uma complicação em cirurgia de coluna propriamente dita, a persistência dos sintomas prévios à cirurgia pode ocorrer e sua razão deve ser bem definida. As principais causas de persistência dos sintomas são:
- Cirurgia malsucedida (a origem da dor não foi tratada com a cirurgia)
- Lesões definitivas (pacientes que apresentem lesões definitivas prévias à cirurgia, principalmente neurológicas, talvez não melhorem com o procedimento cirúrgico)
Obs.: Caso a dor retorne após algum tempo de alívio dos sintomas, há uma grande chance de ser um caso de recidiva, ou seja, retorno do problema (LEIA TÓPICO ACIMA)
Mudança de sintomas
Após qualquer procedimento cirúrgico, é possível e até esperado que o paciente sinta alguma dor no pós-operatório. No entanto, a dor habitual do pós-operatório é controlada e melhora ao longo dos dias. Por outro lado, uma dor de forte intensidade ou a mudança do padrão de dor, sobretudo as dores irradiadas para os braços ou pernas, são tidas como uma complicação em cirurgia de coluna.
Portanto, caso o paciente apresente mudança no padrão da dor e/ou na sua intensidade, é necessário que se investigue sua causa de forma detalhada. As principais causas da mudança da dor no pós-operatório são:
- Lesão neurológica (raízes nervosas ou medula espinhal)
- Mau posicionamento ou migração de parafusos ou implantes
- Fratura da coluna
- Infecção
- Lesão dural / Fístula liquórica
Trombose Venosa
O processo cirúrgico e a diminuição da mobilidade pós-operatória aumentam a chance do paciente apresentar trombose, principalmente dos membros inferiores. Os principais fatores de risco desta complicação em cirurgia de coluna são:
- Idade avançada
- Tabagismo
- Obesidade
- Diabetes Mellitus
- Cirurgias de grande porte
- Pouca mobilidade após a cirurgia
- Uso de anticoncepcionais
- Fatores genéticos que aumentem a chance de trombose
Os pacientes com trombose apresentam dor, vermelhidão e inchaço nos membros e devem procurar atendimento médico imediato caso apresentem tais sintomas. A ausência de tratamento pode levar à migração destes trombos (coágulos) ao pulmão e coração levando a risco de vida.
Falha de cicatrização
É possível que alguns pacientes apresentem falha de cicatrização, especialmente nas seguintes condições:
- Tabagismo
- Diabetes Mellitus
- Cuidados precários com a ferida operatória
- Idade avançada
- Obesidade
- Apoio constante sobre a incisão
Riscos relacionados à cirurgia de artrodese de coluna
A artrodese (fusão) é uma excelente técnica cirúrgica quando bem executada e bem indicada. No entanto, ela apresenta algumas complicações e riscos específicos, são eles:
- Limitação de mobilidade no segmento operado
- Sobrecarga da coluna no segmento adjacente ao operado
- Pseudoartrose (as vértebras não se fundem como deveriam)
- Migração ou quebra dos implantes
Lesões por mau posicionamento e preparação
Durante o procedimento cirúrgico, o paciente permanece na mesma posição por um período prolongado e caso seu posicionamento e preparação não sejam adequados, é possível que ocorram as seguintes complicações:
- Lesões oculares (quando operado de bruços)
- Lesões de pele
- Lesões bucais pela intubação
Conclusão
Apesar de podermos enumerar vários riscos e complicações em cirurgia de coluna, é importante mencionar que sua ocorrência é bastante incomum. As complicações graves são ainda mais raras. A evolução dos instrumentais cirúrgicos e das técnicas operatórias possibilitam aos profissionais de formação sólida atingirem índices muito baixos de complicações.
Entretanto, é fundamental que todos os pacientes sejam orientados de forma detalhada sobre seu diagnóstico e estejam cientes que riscos e complicações em cirurgia de coluna existem.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
AO SPINE (https://aospine.aofoundation.org)
Sistema Nacional de Saúde Britânico (https://www.nhs.uk/conditions/lumbar-decompression-surgery/risks)
Sociedade norte americana de cirurgia de coluna (https://www.spine.org/)
Tenho que fazer uma cirurgia de coluna devido anterolistese grau 2, 5 e bico de papagaio só que tenho uma doença autoimune Lupus tem algum risco de problema devido a doença que ja tenho ?
As doenças autoimunes e o uso de corticoides ou imunossupressores podem gerar um risco adicional ao procedimento, porém hoje o médico de coluna e o reumatologista podem programar formas de diminuírem ao máximo esse risco adicional.
Att
Olá, a 1 ano setembro de 2023 realizei a cirurgia de artrose cervical ,protese discal níveis c5-c6 e c6-c7 ,porém dr estou com limitação no movimento do pescoço pricipalmente para os lados ,e perda de força no braço esquerdo , e ultimamente sentindo dores no local da cirurgia , pode ser sequelas da cirurgia? ,li que talvez possa ser algum problema neurológico devido a cirurgia ou ate mesmo má fixação ou reincidência? Sigo fazendo fisioterapia mas d enada adianta
Olá, Johnny, sugiro realizar nova ressonancia e tomografia da coluna cervical. A
Att
Olá. Poderia ajudar-me com uma dúvida. Meu marido foi operado à uma semana a lombar na l5-s1, retirando hérnia discal, colocando implantes. Tudo correu bem ( diz o médico que o operadou). Antes de vir embora fez o RX para verificação de tal. Agora começa a sentir espasmos, picadas, “como se estivesse a levar choques “. Na perna esquerda. Será normal???!!!
Olá, não é o esperado.
Conversem com o médido dele para entender o que houve.
Oi fiz uma artrodese lombar em 2021 tive bastante dores .
Eles fizeram bastante exames tumografia e ressonâncias
E detectaram tudo normal. Porém uma fibrose fez com que eu tivesse 3 internações para infiltração.
Na última, fui sedada por ser mais profunda.
Acordei no meio do procedimento e o doutor viu o parafuso quebrado ….
Como pode quebrar um parafuso de TITÂNIO e não ter quebrado o osso da vertebra?
Fiz colocação de 4 parafusos duas astes no L1 e S1
Quando há muitos ciclos repetidos de carga em um parafuso, ele pode quebrar.
É algo que eventualmente acontece mesmo.
Se estiver com dor, talvez seja necessária uma cirurgia de revisão.
Dr. Boa tarde.
Meu marido fez uma cirurgia de escoliose e artrodese há 50 dias. Antes da cirurgia ele tinha dores fortíssimas na perna direita, na região da coxa. Após a cirurgia, nos primeiros 30 dias, a dor deu uma amenizada, mas ultimamente tem doído demais. Os medicamentos para dor ( opióides) não estão ajudando. O que pode estar acontecendo?
Olá, é necessário fazer exames para ver se os materiais usados na cirurgia estão no local correto e se as estruturas neurológicas foram descomprimidas.
Dr ricardo
Tirei uma hérnia de disco que provocava muitas dores. Acusou inflamação no nervo ciatico.Fiz a cirurgia há 20 dias e a dor persiste, apesar decree sido retirada a hérnia de 5 cm de comprimento.
Esse procedimento não sdesinflamou o nervo ciatico apesar dos anti-inflamatórios e remédios p dor.
Será que a cirurgia falhou? Estou tomando muitos medicamentos.
Como saber se houve consequência do ato cirúrgico . Obrigada
Dr minha irmã tem vários problemas na coluna, hérnia de disco, escoliose e mais alguns problemas que não me o nome agora, foi citado a possibilidade de uma cirurgia, mas ela está enfrentando um problema de trombose…um pouco que fica em pé, as pernas ficam tão inchadas , devido a trombose, a cirurgia se torna de risco???
Olá, Cristiane, pacientes com trombose ou com anticoagulação apresentam um risco maior de complicação.
Mas muitos operam, nestas condições, o mais comum é usar heparina até a véspera da cirurgia e parar no dia do procedimento e até algum tempo depois. Peça para ela conversar com o médico dela, para saber se é possível.
Att
Boa tarde Dr.
Meu irmão fraturou a L1 e fez cirurgia colocou 8 pinos tem 15 dias
Ele sente formigamento nas pernas porém não tem movimentos nas pernas
Está fazendo fisioterapia
Ele volta andar?
Olá, Cristiane, o fator mais importante é como ele estava em termos neurológicos antes da cirurgia e se havia resposta da monitorização eletrofisiológica no intraoperatório.
Att
Minha esposa fez a cirurgia de etnia de disco sentia dores terríveis q devia no glúteo até o pe ges a cirurgia ficou ótima por 2 meses aí voutou a dor com tudo aí o médico resolveu por pinos aí a dor da perna direita sumiu mas passou pra esquerda no mesmo dia da cirurgia porque sera
Welson, é fundamental que seja feito novo exame de ressonancia e tomografia da coluna.
Pode ser um quadro transitorio porém os pinos, instrumentais da cirurgia ou mesmo outra hérnia podem estar comprimindo algum nervo.
Att
Oi Dr. Boa noite!
Eu fiz uma cirurgia de vertebroplastia na L2
Tem 25 dias , se fico muito tempo de pé sinto dor na coluna é normal?
Ainda está recente, o ideal é que não fique tanto tempo em pé.
E também é esperado que a dor vá melhorando gradativamente.
Olá. Bom dia.
Gostaria de fazer uma pergunta ⁉️
Recentemente fiz uma micro cirurgia na L5 e s1. Sinto dor nos pés como choque… Dói muito…
O objetivo era inserir um medicamento no disco para a hérnia diluir e regenerar… Porém no retorno o médico disse que a hérnia recuou apenas 1% hj completa 2 semanas.. será que está tudo bem comigo?
Se a dor persistir, faça outra ressonancia.
Doutor tenho uma fratura na l1 que sofri em 2015 na época optei para o uso do colete e esperar a calcificação da vértebra mais depois voltei a trabalhar com serviço pesado e agora a minha coluna está com uma deformidade estou sofrendo muito com muita dor inlimitante pois não consigo mais fazer nada vivo mas na cama o meu médico falou que a cirurgia agora e muito complicado envolve muitos ricos gostaria de saber da sua opinião se eu não fizer vou continuar sofrendo dores pelo o resto da vida o que faço
Olá, Ricardo, as deformidades e sequelas pós fratura podem ser dolorosas e muitas vezes o tratamento cirúrgico é mais complexo e arriscado mesmo. É necessário avaliar o caso.
Boa noite Dr eu fiz uma cirurgia de emergência de hérnia de disco na minha lombar ,nunca tive problema na perna após esta cirurgia que ja passou dois anos eu estou a base de pregabalina 3 ao dia 150 mais duloxetina fiz todas as fisioterapias mais sofro e muita dormecia ,formigamentos fortes sinto como um aperto uma coisa comprimido meu pe esquerdo é terrível estou fazendo acompanhamento com neurologista mais nada e resolvido e muito sofrimento viver assim sera que tem solução para isso ? Obrigado
Olá, Lizandra, o ideal é que você realize uma nova ressonancia magnética da coluna lombar e uma eletroneuromiografia dos membros inferiores. Desta forma, poderá ser avaliado a situação da sua coluna e dos nervos.
Olá Dr. Ricardo, tudo bem?
Eu tenho um problema de hérnia de disco L4-L5, artrose e hirtrofia na região. Em fevereiro 2024, vou fazer a cirurgia de retirada da hérnia, mas estou inseguro com o procedimento.
O médico chegou a esclarecer o procedimento menos invasivo e o procedimento de artrodese, ele deu a opção de eu escolher qual o procedimento eu quero fazer, com certeza, aceitei o menos invasivo.
Minha dúvida é, esse procedimento vai resolver o meu problema?
Sinto falta de força na perna direita, algumas fisgadas que chego a quase cair no chão, inclusive passei por uma crise essa semana que afastou do trabalho por 7 dias, o médico que me afastou falou que uma cirurgia simples não resolveria. Essa conclusão foi com base das imagens do meu exame que eu mostrei a ele.
Olá, Renan, tanto a cirurgia endoscópica quanto a artrodese podem resolver o problema da hérnia de disco.
O ideal é que você acompanhe com um médico que te explique seu diagnóstico e a forma de tratamento escolhida para que você se sinta seguro de seguir com a cirurgia.
Boa noite Dr, realizei uma videoendoscopia dia 30/06, foram feitas duas discectomias L4-L5 e L5-S1, sai já andando e sentindo bem pouco o local da cirurgia e o melhor de tudo sem as pontadas (fisgadas) agora com quase 1 mês de operado estou sentindo mais o local da operação. Tudo suportável, mas estou com receio de estar voltando de novo, mas não sinto fisgadas nem pontadas. Será q preciso me preocupar??
Olá, Patrick, um pouco de sensibilidade pode ocorrer.
O ideal agora é focar na reabilitação e cuidados diários.
Na maioria das vezes, melhora.
Se mantiver os sintomas, é necessário repetir a ressonância magnética.
Bom dia doutor fiz uma cirurgia de hérnia de disco síndrome aguda da cauda equina fiquei com dormência na perna esquerda e direita e sinto dores ainda fui pro meu medido ele passou uma ressonância fiz ele Vio os exames e falou comigo que seria necessário uma cirurgia pra bota pino na coluna mais estou com medo e necessário mesmo eu fazer essa cirurgia
Olá, Diógenes, é preciso avaliar seu caso de forma mais detalhada.
Muitos pacientes podem de fato se beneficiar com a cirurgia de artrodese.
Att
Olá doutor fiz uma cirurgia na cervical pela (nuca) raspagem de um cistro já faz 8meses . não tenho sensibilidade no braço direito e muita ardência também e dores musculares o que pode ser
Olá, Romário, o ideal é repetir a ressonancia para ver se o cisto foi retirado ou se há alguma outra lesão, como hérnia de disco, que possa estar levando a estes sintomas.
Att
Olá, tudo bem?
Fiz uma disectomia l4l5 lado esquerdo dia 12 com retorno ao trabalho dia 16, como trabalho dirigindo senti dormência e o afastamento foi estendido até dia 24.
Retornei ao trabalho e dirigi por 5hs agora estou com uma dor que não consegui identificar( 3 dedos abaixo da incisao) , pois no local da cirurgia cinto apenas incomodo e quando fico sentada nas cadeiras minha perna adormece e sensação de gelada.
Tenho reconsulta em 30 dias.
Grata
Olá, Micheline, caso os sintomas que se irradiam para as pernas se mantenham, o ideal é entrar em contato com seu médico para ver o que está acontecendo.
Att
Fiz uma cirurgia ” artrodese” estou sentindo uma dor (queimação) persistente na perna direita, se for um nervo fisgado, como será na correção, submeter outra cirurgia, sinto também dores horríveis nos implantes dos parafusos.
Desde de já agradeço os esclarecimentos.
Edna Gontijo
Olá, Dona Edna, o habitual é que o paciente apresente melhora clínica após a cirurgia.
Nos casos de manutenção ou piora dos sintomas, indicamos repetir os exames (radiografia, tomografia e ressonancia) para diagnosticar o que está ocorrendo.
Discuta estas possibilidades com seu médico.
Att
Fiz uma cirurgia na lombar retiradas da hérnia , tem 10 dias e hj tive um sangramento no local e normal ?
Olá, Filipe, se for uma saída de sangue em pequena quantidade que cessou, não há problema, pois pode ser a saída de algum hematoma.
Nos casos de sangramento persistente, presença de dor forte, fraqueza, tontura, abertura dos pontos, pus ou febre, o ideal é procurar um pronto atendimento.
Minha filha fez uma endoscopia de coluna lombar para descomprimir nervo, teve alta no outro dia ou seja ontem, só que está com dores nas pernas e dormência, seria normal sentir isso por algum tempo depois melhora? Obs cirurgia foi dia 10 / 04 / 2023 alta dia 11.
Obrigada
Olá, os sintomas podem permanecer alguns dias após a cirurgia sim, já que o nervo está machucado. Entretanto, o esperado é que os sintomas diminuam ao longo do tempo. Caso a dor permaneça igual ou piore, é importante comunicar ao seu médico.
Boa tarde DR.é normal que num pos operatorio a coluna lombar a radicalgia da perna direita que era o membro doente ficou bem ,mas quando acordou o membro bom o esquerdo ficou com uma dor insuportavel e falta de mobilidade e força. Fez uma tac e acusou que a L3 ficou lesionada. Só uma pergunta Dr, esta dor horrrivel vai passar com o tempo… esta a fazer pensos de morfina entre outra medicação….Grata Dr. pela atenção
Olá, Dona Rosa, esta condição não é esperada.
Meu irmão vez a cirugia de artrodese T10 – L3 há 8 meses, e sente muitas dores na região lombar, precisa deitar constantemente.
Consegue ficar cerca de uma hora em pé e duas horas sentado, depois disso precisa deitar.
Isso é normal?
Olá, Patrícia, depende muito do diagnóstico inicial e do motivo da cirurgia.
Em geral, não é o esperado, mas é importante perguntar ao médico dele o motivo da dor.
Att.
Boa tarde Dr.
Tudo bem?
Tenho 22 anos de idade, amo esportes e tenho uma vida muito ativa, fui diagnosticado com uma hérnia L5s1 com indicação cirúrgica de retirada do marerial herniado por um procedimento endoscópio. Meu disco está degenerado, o Dr. acha que a sobrecarga causa uma hérnia no disco adjacente?
Olá, Giovanni, o procedimento de descompressão tem baixa probabilidade de gerar degeneração do nível adjacente.
O que gera maior probabilidade de degeneração do nível adjacente é quando é realizada a artrodese (cirurgia de fusão).
Boa tarde.
Tenho hérnia de disco extrusa L5S1, vou ter q fazer uma cirurgia de artrodese, mas meu médico falou q vai ser feito na região anterior e posterior. Não me explicou porq vai ter q fazer assim.
Olá, em muitos casos é necessário estabilizar a coluna, fazer a artrodese.
Uma das técnicas disponíveis é a por via anterior (pelo abdomen).
Converse com seu médico, é fundamental que você entenda o motivo da sua cirurgia e como ela será realizada.
Estava com dor na lombar e passei no ortopedista e me pediu enxame de tomografia e deu espondilólise bilateral l5 e espondilolistese minima e espondiloartrose e estou faz meses fazendo tratamento e não está respondendo Ben com dores a 8meses o que faço agora
Olá, Fábio, o primeiro a se definir é se a dor é na lombar (mecânica) ou se há irradiação para os membros inferiores (dor ciática).
É adequado realizar uma ressonância magnética para entender se há compressão neurológica associada.
Att
Bom dia . Operei dia 20 de setembro faz hoje um mês anterolestesi l5 s1 a condicionar estenose foraminal l5 bilateral
Alif com cage . Depois das três semanas melhorou mas agora tenho sentido uma dor na nádega esquerda sempre que senti na cadeira e cruzo a perna para calçar uma meia . Nunca aconteceu antes . Perna esquerda lado que anteriormente tinha mais queixa . Tenho sentido um alívio geral sendo q ainda sinto também um pouco de desconforto na posição de costas pra dormir . Será isto ainda normal por ser pouco tempo ? Muito obrigada
Olá, caso este sintoma se mantenha é importante repetir exames da coluna lombar e também avaliar a possibilidade de tendinite glútea.
Converse com seu médico, ele poderá esclarecer estas dúvidas.
Boa noite Dr. Ricardo. Fui indicada a fazer cirurgia faço tratamento a 10 anos neste tempo fiz vários métodos de tratamento ao longo do tempo foram vários medicamentos horas trocados e outros amentados a dosagem até morfina cheguei a tomar conclusão os medicamentos não estão fazendo efeito mais eu tenho cevicobrialgia ,lombocialgia e dorsalgia tudo crônicas e degenerativas fora fibromialgia e também tendioptria e bursiti atrofia conclusão tudo complicado gostaria de saber o que o senhor me dis sobre meu caso? Obrigado pela atenção aguardo resposta do senhor.
Rosângela, é difícil dizer em detalhes pois não vi os exames de imagem e também não fiz o exame físico na senhora. Apesar disso, pelo o que a senhora relata, o que eu sugiro é que a senhora solicite ao médico da senhora os diagnósticos que a senhora tem e quais serão tratados com a cirurgia. Isto é importante para a senhora saber o que pode melhorar de fato com a cirurgia e o que deverá ser mantido em tratamento clínico posterior.
Fiz cirurgia de hérnia de disco da L5 S1 em 07/07, porém continuo com dores lombar, porém o meu médico diz que é muscular, se as dores nas pernas passaram esse é o objetivo, nesse meio ainda estou com uma tendinose glútea, apesar de ter plano de saúde me sinto desamparada pois os médicos terminam dividindo a gente em partes e ficamos perdidos. É normal dores lombar 2 meses após a cirurgia?
Olá, Paula, as dores lombares em geral melhoram com a fisioterapia e melhora postural.
Outras causas de dor lombar são: doença degenerativa discal, instabilidade da colunna, artrose da coluna, espondilose, inflamação dos ligamentos da coluna etc.
Converse com seu médico para saber qual o diagnóstico específico e como melhorar seus sintomas.
A avaliação ortopédica do paciente como um todo é fundamental.
Olá boa tarde, fui operada duas vezes no prazo de 5 meses á coluna na L5S1, há 2 anos e há 5 meses para cá tenho tido muitas dores e o resultado da Ressonância Magnética é de 1 hérnia no mesmo sítio. O Médico tem algumas reservas para fazer nova cirurgia, alega que não é bom 3 operações no mesmo local, eu questiono se será mesmo assim. Porque a medicação atenua a dor mas não na tirou e eu não quero continuar com medicação.
Qual é a sua opinião? Obrigada
Olá, Andreia, se houver outra hérnia e principalmente lombociatalgia (dor irradiando para as pernas) uma nova cirurgia deve ser considerada.
Se houver uma degeneração (desgaste) do disco e muita dor lombar, é possível se pensar uma cirurgia de substituição dos discos intervertebrais (artrodese intersomática)
Dr. Ricardo. Fiz uma artrodese na coluna cervical coluna com colocação de cage para substituir dois discos (c5-c6 e c6-c7) e uma vértebra. Antes da cirurgia sentia dormência na parte inferior do corpo após alguns metros de caminhada. Após a cirurgia surgiram dores no ombro e braço esquerdo e a dormência nos membros inferiores aumentou e aparece em poucos minutos de pé.
Também tenho uma estenose na L4-L5. Essa dormência pode ser causada pela lombar afetada?
Olá dr Ricardo.
Então o meu caso é que soltou um fragmento do disco e esse fragmento está prensado o nervo.
Quase morro de dores na perna, o médico me sugeriu fazer o exame de eletroneuromiografia.
Diz também q meu caso pode ser cirurgia vai ter q substituir o disco por um de silicone.
Seria muito arriscado essa cirurgia e também a colocação desse disco dr?
Olá, a cirurgia de substituição do disco intervertebral, seja artrodese ou artroplastia, quando bem indicada e realizada apresenta baixas taxas de complicações.
Cada caso tem suas peculiaridades, converse com seu médico para saber se há algo de diferente no seu caso, ou se é o habitual mesmo.
Olá Dr passei por uma cirurgia de artrodese em l1 com colocação de hastes e parafuso ,após a cirurgia surgiu uma dormência terrível na minha coxa direita que vai até o pé direito e esquerdo ,agora fiz eletroneuromiografia e deu polineuropatia e radiculopatia em L5 o que eu faço Dr?
Arlinda, o ideal é fazer uma tomografia e uma ressonancia da coluna lombar para ver se há alguma compressão do nervo no local da cirurgia ou abaixo dela.
Também é importante investigar a causa da polineuropatia com um neurologista.
Att
Bom dia Dr. Fiz uma cirurgia endoscópica de um cisto na coluna! Segundo o cirurgião eles fizeram a punção ( ressecção) do cisto e colocaram uma cola. Este procedimento foi dia 18/08/22. Minha perna continua doendo a mesma coisa desde o quinto dia do procedimento! Início a fisioterapeuta dia 22/08. Será que minha perna continua doendo por causa da fisioterapia ou o procedimento que deu errado? Será que é porque está recente? Me responda por favor! Obrigada!
Olá, Juliana, nos casos de manutenção da dor, é indicado repetir o exame.
Att
Fiz uma cirurgia em 2014 artrodese cervical em c 4,5,6,7
Agora houve a soltura de um parafuso em c7, gostaria de saber dos riscos e se realmente a necessidade da reparaçã
Olá, Lucelia, temos a cirurgia cervical por via anterior (frente) e por via posterior (nuca). Qual foi a que a senhora fez?
Temos os riscos clínicos e anestésicos básicos de qualquer procedimento cirúrgico.
Dr. Ricardo, minha mãe vai fazer cirurgia minizada da coluna l5 s1 retirada da hernia e descompressão do nervo. E minha mãe tem 73 anos . Quais os riscos, e uma boa opção no caso da minha mãe. Ela tá andando pouco e mem senta mais numa cadeira.
Olá, Viviane, obrigado pelo contato.
Os principais riscos são estes relatados no texto.
Caso a hérnia seja grave e sua mãe não tenha problemas graves de saúde, a cirurgia é uma alternativa sim.
Boa sorte a vocês no tratamento.
Possuo estenose na coluna lombar por conta de uma hérnia de disco e por isso fui submetido, no dia 19.2.2022, a uma endoscopia da coluna,
tendo sido realizado discectomia transforaminal de L4/L5 e estou em pós operatório de cirurgia discal lombo sacra L4/L5.
Em suma uma parte do disco que estava em processo degerativo e comprimindo o nervo do local provacando as dores doi retirado.
Após uma semana as dores do local da cirurgia diminuíram de forma considerável, mas estranhamente passei a sentir dores muito semelhantes na parta oposta a operação, ou seja no lado direito da coluna lombar (a cirurgia foi no lado esquerdo L4/L5). As dores começaram no dia 2.03 e foram aumentando, fiz apenas um dia de fisioterapia (analgesia apenas) mas depois as dores foram piorando.
O médico pediu uma ressonância para ver qual o problema que já foi marcada , mas so para abril.
A minha dúvida é: como posso ter operado um lado da coluna e as dores começarem a se tonar maiores do outro lado dela? até esqueci o local da operação (em relação a dor, claro) pq a dor é intensa e do lado oposto.
O que isso poderia ser? pode ser algo muito grave? uma nova hérnia? gostaria que me dessem hipóteses deste quadro anormal.
Obrigado.
Já falei com o meu médico, mas o que queria era ouvir outras opiniões do que isso pode ser, pois a dor aumentou após o meu ultimo retorno em 17.3.
Olá, é possível que outras dores surjam após a cirurgia. O ideal é conversar com seu médico para saber se houve algum problema na cirurgia e, como foi solicitado, avaliar novamente os exames para ver se algum outro problema apareceu.
Uma consulta médica e análise detalhada dos exames pré e pós operatórios pode auxiliar nesta investigação.
Boa noite,meu filho levou um tirou na coluna,ficou sem os movimentos das pernas,os médicos fez uma operação na coluna ele colocou ferro para sustentar a coluna dele para senta na cadeira de roda,os movimentos das pernas dele voltou ,mas ele numa perna ele sente choque só,ele está com força só numa perna,ele precisa colocar elástico no chinelo para usar no pé dele,ele sente choque no pé dele vai fazer 6 messes ainda ele operou ,será porque ele sente esse choque no pé?
Olá, Luciana, muitas vezes os choques são sequelas de lesões neurológicas, como por tiros, quedas ou acidentes.
É importante também afastar compressões residuais das estruturas neurológicas.
Converse com o médico do seu filho para saber o diagnóstico específico.
Boa noite então fiz cirurgia dico lombar ficou bom o poblema e que não tenho muita sensibilidade do lado esquerdo e quando está frio queima muito o pé e perna esquerda meu lado esquerdo não pode encostar nada frio que a dor é terrível oq faser .deis de já agradeço o retorno
Olá, obrigado pelo contato.
É importante que seja definido se houve alguma lesão do nervo em algum momento ou se ainda há algum pinçamento do nervo.
Uma avaliação clínica detalhada, uma nova ressonancia lombar e um exame chamado eletroneuromiografia podem ajudar.
ATT
Gostei muito do que li, assim uma pessoa fica com um pouco de lucidez, ajudou-me muito, pois que tenho ideia de operar a duas hérnias. O meu muito obrigado
Olá, Ilda, obrigado pelo elogio.