A lipomatose epidural é uma condição pouco comum na qual há um depósito anômalo de…
Lipossubstituição da coluna
A lipossubstituição da coluna se refere ao processo de substituição da musculatura que envolve a coluna por tecido gorduroso. No entanto, é importante entender a lipossubstituição como uma das partes de um complexo processo de degeneração da coluna lombar e não apenas como ganho de tecido gorduroso.
A degeneração (desgaste) da coluna portanto compreende a deterioração dos discos intervertebrais, vértebras e também da musculatura da coluna. A lipossubstituição é, portanto, um processo que acomete principalmente pacientes de idade avançada e que pode ser sintomático e limitante. O seu principal sintoma é a dor lombar. Leia mais.


O que é a lipossubstituição da coluna?
A musculatura da coluna pode se hipotrofiar (perder volume) com o passar do tempo e em razão de alguns motivos que serão debatidos adiante. A massa muscular é então substituída por tecido adiposo (gordura) em um processo chamado lipossubstituição.
A perda da massa muscular enfraquece a musculatura que sustenta nosso tronco podendo gerar principalmente dor lombar e sobrecarga de outras estruturas da coluna. No entanto, é importante mencionar que muitos pacientes com lipossubstituição da coluna são assintomáticos.
Assim sendo, o mais adequado frente o seu diagnóstico, é que o paciente seja avaliado por um especialista em coluna para se definir adequadamente o diagnóstico e a melhor conduta.
Quais as causas da lipossubstituição da coluna?
- Processo de envelhecimento (mais comum)
- Sedentarismo
- Fatores genéticos
- Postura inadequado por longos períodos
- Distúrbios endocrinológicos
- Dieta hipoproteica e hipercalórica
Quais são os seus sintomas?
Muitos pacientes com lipossubstituição da coluna são assintomáticos. Por outro lado, estudos mais recentes mostram que os pacientes apresentam maior porcentagem de dor lombar e retificação da coluna lombar.
Além disso, sabe-se que a musculatura da coluna mal condicionada e com lipossubstituição sobrecarrega os outros elementos da coluna e predispõe a outras patologias da coluna como:
- Hérnia de disco lombar
- Estenose lombar
- Osteofitose (bicos de papagaio)
- Espondilolistese
- Artrose da coluna
Como é realizado o diagnóstico da lipossubstituição da coluna?
O diagnóstico é realizado através da tomografia ou da ressonância magnética de coluna. A região mais acometida é parte inferior da coluna lombar.

Qual é o tratamento adequado?
O principal tratamento para os pacientes é o fortalecimento da coluna lombar. Esse fortalecimento pode ser obtido com:
- Fisioterapia
- Atividade física
- Dieta adequada
Para os pacientes que apresentem dor lombar concomitante, é fundamental que a coluna seja reequilibrada. Para tanto, além do fortalecimento, estimula-se a melhora postural, perda de peso, ergonomia e evitar esforços excessivos e inadequados.
Como dito anteriormente, é fundamental entender a lipossubstituição como parte de um processo geral de degeneração (desgaste da coluna). Assim sendo, é importante que o paciente seja avaliado de uma forma completa para se realizar o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento de forma individualizada.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.
Fonte:
Revista Nature (https://www.nature.com/articles/s41598-021-97358-5)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
Sociedade norte americana de cirurgia de coluna (https://www.spine.org/)
Endocrinologista Dra Raiane Crespo (https://www.raianecrespo.com.br)
Estenose do canal vertebral em L2-L3 e L3-L4 determinando redundância das raízes nervosas da causa equina.
Olá, Alexandre, você está com muitos sintomas?
A estenose é quando os “nervos” que passam pelo canal da coluna estão apertados.
Nesta condição, o canal vertebral fica mais estreito, diminuindo o espaço dos nervos.