Pedículos curtos, ou pedículos constitucionalmente curtos, se referem a um quadro de estreitamento do canal…
Fissura do Ânulo Fibroso
A fissura do ânulo fibroso é uma lesão da camada externa do disco intervertebral. Primordialmente, o disco intervertebral é a estrutura responsável pelo amortecimento e também pela estabilização da coluna vertebral. Dessa maneira, a fissura do ânulo fibroso faz parte do processo de desgaste e degeneração do disco e da coluna vertebral. Ocorre principalmente em pacientes mais velhos e na coluna lombar.

O que é o ânulo fibroso?
Antes de entendermos o processo de fissura do ânulo fibroso, é importante entendermos a função do disco intervertebral. Assim, o disco intervertebral é uma estrutura fibrocartilaginosa, formada por colágeno, proteoglicanos e água. Sua função é amortecer os impactos sofridos pela coluna vertebral no dia a dia e assegurar sua estabilidade.
A camada interna do disco intervertebral, chamada de núcleo pulposo, é mais fluida e gelatinosa, composta por colágeno tipo II. Já a camada externa, denominada ânulo fibroso, é mais firme e “borrachenta”, composta por colágeno tipo I e elastina, tem a função de conter o núcleo pulposo.

Como ocorre a fissura do ânulo fibroso?
O disco intervertebral ao longo da vida e em decorrência de sobrecarga sofre um processo de desgaste/degeneração. Este processo resulta em diversas alterações no disco intervertebral, como desidratação e perda de elasticidade. Assim, com o passar do tempo, o disco degenerado pode sofrer lesões em sua camada externa, evento que denominamos fissura do ânulo fibroso.

Quais os principais fatores de risco para o aparecimento da fissura do ânulo fibroso?
Em termos gerais, todos os fatores implicados com o desgaste do disco intervertebral aumentam a chance dessa lesão. São eles:
- Má postura
- Sobrepeso
- Pegar peso de forma excessiva
- Fatores genéticos
- Tabagismo
- Envelhecimento
- Traumas (acidentes e quedas)
Qual o melhor exame para o seu diagnóstico?
O melhor exame para o diagnóstico e acompanhamento da fissura anular é a ressonância magnética da coluna lombar.
O exame de discografia auxilia no diagnóstico da fonte da dor, isto é, ele pode confirmar se o disco com fissura anular é mesmo o responsável pelos sintomas do paciente.

Quais os seus sintomas?
Ainda existe muita discussão sobre o seu significado clínico. Isto ocorre porque muitos pacientes com esta lesão apresentam sintomas importantes, porém uma parcela dos pacientes com fissura é assintomática.
Os estudos apontam que os pacientes com fissura do ânulo fibroso possuem maior probabilidade de apresentarem:
- Lombalgia
- Ciatalgia
- Evolução para hérnia de disco
- Progressão do desgaste global da coluna
- Reação inflamatória do disco intervertebral e das estruturas neurológicas ao seu redor
Dessa maneira, mesmo que por um período não seja sintomática, a presença da fissura do ânulo fibroso denota algum grau de desgate da coluna vertebral e demanda avaliação especializada e tratamento específico.
Como é o tratamento da fissura do ânulo fibroso?
O ideal é que o paciente com dor lombar e fissura do ânulo fibroso seja avaliado por um especialista em coluna para o correto diagnóstico e para um tratamento individualizado.
Em linhas gerais, o objetivo do tratamento é a diminuição da reação inflamatória local e promover um melhor equilíbrio da coluna para que a lesão cicatrize e não evolua. As principais estratégias de tratamento são:
- Fortalecimento da musculatura do tronco
- Perda de peso
- Melhora postural
- Fisioterapia/RPG
- Evitar esforços excessivos
- Alongamento
- Medicações (anti-inflamatórios, relaxantes musculares, dentre outros)
- Melhora da ergonomia
E caso haja falha do tratamento clínico?
A maior parte dos pacientes irá melhorar com o tratamento clínico. No entanto, aqueles que mesmo assim mantêm dor, podem ser submetidos a procedimentos de intervenção. Os principais são:
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
AO SPINE (https://aospine.aofoundation.org)
Biomecânica do envelhecimento da coluna (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/13680317/)
Sociedade norte americana de cirurgia de coluna (https://www.spine.org/)
Este artigo tem 0 comentários