skip to Main Content
11 3284-6672 contato@drricardoteixeira.com.br

Cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral

O que é a cirurgia minimamente invasiva da coluna?

A cirurgia minimamente invasiva da coluna apresenta o mesmo objetivo da cirurgia tradicional, porém é realizada através de uma incisão e dissecção menores. Dessa maneira, a cirurgia minimamente invasiva da coluna causa menos agressão aos tecidos do nosso corpo (pele, músculos, tendões, ossos e estruturas neurológicas).

Com o avanço da medicina, temos cada vez mais técnicas disponíveis na área de coluna em termos de cirurgia minimamente invasiva. Assim, é possível atingir resultados cada vez melhores, com menos dor e uma recuperação mais rápida.

Cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 1 – Procedimento minimamente invasivo da coluna

Quais as vantagens da cirurgia minimante invasiva da coluna vertebral?

  • Recuperação mais rápida
  • Menor taxa de sangramento
  • Menor agressão tecidual
  • Menos dor
  • Menores taxas de infecção
  • Retorno precoce às atividades físicas e laborais
  • Menor lesão muscular
  • Incisões e cicatrizes menores

Quais as principais condições tratadas com essa técnica ?

Quais as técnicas mais modernas em cirurgia minimamente invasiva da coluna?

Cirurgia endoscópica da coluna vertebral

A cirurgia endoscópica é a técnica minimamente invasiva da coluna mais moderna e consiste em realizar os procedimentos com projeção das imagens através de um endoscópio de 1 cm de diâmetro. A alta hospitalar acontece no mesmo dia ou no dia seguinte.

É indicada principalmente para as cirurgias descompressivas de hérnia de disco e estenose vertebral (diminuição do canal vertebral). Além disso, é utilizada em casos de infecção por ser rápida e permitir a limpeza do local com grandes volumes de soro fisiológico.

Cirurgia endoscópica da coluna vertebral | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 2 – Cirurgia endoscópica da coluna vertebral

Artroplastia da coluna vertebral

A artroplastia da coluna vertebral consiste em uma técnica minimamente invasiva de substituição do disco intervertebral por uma prótese quando o mesmo está lesado. Em síntese, existe a prótese de disco cervical e a prótese de disco lombar.

Os benefícios da prótese de disco são continuar permitindo o movimento da coluna vertebral e evitar a sobrecarga das vértebras adjacentes. Assim, são indicadas principalmente em casos de hérnias de disco, discopatias, dor lombar ou cervical em pacientes jovens.

Prótese de Disco | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 3 – Prótese de disco intervertebral

Fixação percutânea da coluna vertebral

A coluna vertebral pode se tornar instável em diversas condições, sendo as principais por fraturas e espondilolistese (escorregamento). Assim, nestas condições é importante que o médico assegure que a coluna se mantenha estável através de implantes como pinos e hastes metálicas.

A cirurgia clássica de artrodese lombar é realizada através da dissecção de todo o segmento acometido. Por outro lado, a fixação percutânea é realizada através da colocação dos implantes sem a necessidade de dissecção, isto é, de forma percutânea

Fixação percutânea da coluna vertebral | Dr. Ricardo Teixeira
Figura 4 – Fixação percutânea da coluna vertebral – Arquivo Dr Ricardo Teixeira

Infiltrações ou bloqueios da coluna vertebral

A infiltração ou bloqueio da coluna é um procedimento minimamente invasivo realizado sem cortes por meio da infusão de medicamentos em regiões específicas da coluna vertebral. São utilizadas agulhas e medicações específicas para cada caso.

O procedimento é realizado sob sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia. As principais condições tratadas com esta técnica são a dor ciática, hérnias de disco, inflamações da coluna, osteofitose (desgaste da coluna) e a dor lombar e dor cervical.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em coluna.

Fonte:
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (https://sbot.org.br)
AO SPINE (aospine.aofoundation.org)

Back To Top
×Close search
Pesquisar